Com o tema “Conjuntura e Perspectiva da Fruta no Brasil e no Mundo”, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcelos, ministrou palestra no 54ª Expoagro, em Dourados (MS). O evento realizado pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz, organizada pelo Grupo Sato tem como objetivo promover o desenvolvimento e valorizar a produção do setor.
Segundo os organizadores, está sendo uma boa oportunidade dos visitantes desenvolverem negócios e adquirirem conhecimento tecnológicos para o dia a dia no campo.
A feira que começou no dia 11 deste mês e termina no próximo domingo (20) tem a programação composta por cerca de 90 palestras, simpósios e oficinas de capacitação focadas nas mais diversas áreas de produção. O evento tem como público alvo produtores, acadêmicos e profissionais da área.
Para o presidente da Abrafrutas, o estado do Mato Grosso do Sul tem um forte potencial para desenvolver a fruticultura, sendo este um estado bastante agrícola. Porém, vale ressaltar que 88% das frutas que a população sul-mato-grossense consome vem de fora.
A palestra, segundo Barcelos, foi no sentido de estimular o desenvolvimento da produção de frutas no estado, principalmente, para aqueles agricultores familiares e os que possui pequenas propriedades de terra, mostrando as vantagens de investir nesse setor, com foco na geração de emprego, de renda e etc. “Foi muito importante tratar este assunto em um evento tão grande, para que os participantes enxergassem a fruticultura como uma forma muito rentável”, afirmou Barcelos.