A Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados participou na manhã desta segunda-feira (25), em Castanheira, município do Pará que reúne a maior concentração de indústrias de beneficiamento e exportação do açaí, de reunião técnica para discutir a exportação de açaí processado via e-commerce para China.
A reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), após a realização de uma oficina sobre o Açaí e teve como objetivo traçar estratégias para atender um dos maiores mercados mundiais, a China.
Segundo a Titular da Semics, Fátima Mariano a reunião surgiu da ideia de promover o açaí em uma reunião mais técnica para exportação na China. Na reunião, o diretor técnico da ABRAFRUTAS, Jorge Souza, falou sobre as ações do projeto Frutas do Brasil – projeto em parceria com a APEX – que tem por finalidade, dentre outras coisas, ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; e reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras. Ele explicou que as ações do projeto podem auxiliar as empresas exportadoras de açaí a entrar nesta modalidade de comércio e alavancar as vendas para China e para outros países.
“Me recordo que o Pará perdeu para a Ásia na produção da borracha, e que aqui mesmo em Castanhal já fomos grandes produtores de frutas, como mamão e maracujá, prejudicada pela proximidade da irrigação do rio São Francisco com o sul e sudeste do País. Mas com o nosso açaí, a história será outra. Não iremos perder mais essa oportunidade”, garantiu o prefeito Pedro Coelho Filho.
Participaram da reunião produtores, representantes da indústria processadoras de açaí, representantes do governo do Pará, prefeito de Castanhal e representante da Federação das indústrias do Pará.
Com informações: Edivaldo Mendes