A Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) juntamente com a Câmara Setorial de Fruticultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esteve reunida durante toda a quinta-feira (13), em Janaúba, Minas Gerais com produtores da região para tratar, dentre outros assuntos, sobre a Instrução Normativa Conjunta 02/2018.
A IN estabelece a obrigatoriedade em todos os produtos vegetais a identificação no próprio produto ou nos envoltórios, caixas, sacarias e demais embalagens, informações sobre o produtor, ou o seu responsável. O principal objetivo desta normativa é realizar o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos.
Na reunião foi apresentado o Software que está sendo desenvolvido pela Abrafrutas em parceria com o Instituo CNA para auxiliar os produtores no cumprimento da IN. Além disso, foi apresentado também um estudo encomendado pela Associação junto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para identificar o perfil tecnológico do produtor rural de hortifrútis no Brasil.
“O estudo além de direcionar as ações de capacitação e difusão tecnológica no setor de frutas e hortaliças, tem ainda como finalidade por meio dos dados obtidos, acabar com informações distorcidas sobre uso de agroquímicos”, explicou o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão.
Estiveram presentes na reunião produtores da região de Janaúba.