A Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participou nesta quinta-feira (04) do Workshop Uso Eficiente da Água na Agricultura Irrigada: Subsídios para Formulação de Programas de Incentivos, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. O evento teve como objetivo debater oportunidades para formulação de programas de incentivo aos irrigantes para que usem eficientemente a água nos seus sistemas produtivos.
A dinâmica do workshop foi definida em grupos temáticos que tiveram como finalidade discutir aspectos específicos sobre o uso eficiente da água na irrigação. Os temas trabalhados foram: pesquisa, equipamentos, capacitação, certificação, instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e incentivos às boas práticas.
A ABRAFRUTAS ficou no grupo da Certificação e o gerente técnico da associação, Jorge de Souza, teve participação destacada na abordagem do tema, já que a certificação é um pré-requisito para as exportações de frutas e existe grande experiência dos produtores nesta questão.
Segundo Souza o setor de fruticultura já é certificado através do Global GAP e Produção Integrada e, para este setor, não caberia criar uma nova certificação só para água. As questões da água deveriam ser incluídas nos protocolos das já existentes. “Se um produtor tem uma dessas certificações, significa que ele já privilegia o uso racional dos recursos hídricos da irrigação”, disse
A água é um recurso escasso, e ao fazer gestão dos recursos hídricos é fundamental para a sustentabilidade da fruticultura daqui para frente afirmou Souza.
Participaram do Workshop técnicos dos Ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente, da Integração, associações de classe como a ABRAFRUTAS e associações de irrigantes de vários estados, além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), empresas de equipamentos de irrigação, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), entre outros.