Começou hoje (23) nos pavilhões da Instituição de Feiras em Madrid (Ifema), uma das maiores feiras internacionais de frutas e leguminosos, a Fruit Attraction. O evento que vai até quinta-feira (25), recebe cerca de 1600 empresas expositoras e mais 70 mil profissionais de 120 países. O Brasil se faz presente representado pela Associação Brasileira de Produtores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), associados e demais empresas exportadoras de frutas do país.
A abertura oficial da participação do Brasil no Fruit Attraction ocorreu com apresentação da placa de identificação do pavilhão do Brasil, em cerimônia simbólica realizada pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Eumar Novacki, e pelo ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luiz Planas. Estiveram presentes na apresentação ABRAFRUTAS, membros da delegação da missão empresarial e autoridades da Embaixada do Brasil, em Madrid.
Para o presidente da ABRAFRUTAS, Luiz Roberto Barcelos, é muito importante e gratificante a participação da associação e de representantes do setor no Fruit Attraction, feira que tem crescido muito na Europa. “Agradeço a oportunidade de mais uma vez a ABRAFRUTAS e associados se fazerem presente na feira por intermédio do Mapa que cada vez mais tem prestigiado o setor, acreditando no potencial que temos, dando-nos a oportunidade de nos fazer conhecido”, disse Barcelos que revelou ainda a intenção de promover um evento como o Fruit Attraction no Brasil, com objetivo de fortalecer ainda mais a cadeia produtiva de hortifruti.
Ao participar pela segunda vez da feira, o diretor presidente da Sun Farms Andrade, Carlos Andrade, disse estar muito feliz por representar o Brasil junto com a ABRAFRUTAS e Ministério da Agricultura em uma feira com o Fruit Attraction. Na ocasião, afirmou estar otimista para novos negócios, entretanto, considera importante reforçar os já conquistados.
Ao falar sobre a representatividade da fruticultura brasileira, Andrades afirmou ser perceptível o crescimento e o fortalecimento do setor, porém disse que ainda é preciso enfrentar alguns desafios internos para alavancar ainda mais e assim conquistar novos mercados. “Para enfrentarmos os desafios é preciso que os produtores e o governo trabalhem de forma mais alinhada. Se faz necessário um trabalho conjunto, um entrelaçamento de ações para facilitar a vida dos produtores exportadores com os clientes. Precisamos que o governo trabalhe um pouco mais por nós”, completou Andrade.
A Fruit Attraction é organizada pelo IFEMA e pela Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas, Legumes, Flores e Plantas Vivas (FEPEX).
Participam da feira as seguintes empresas produtoras exportadoras: Befruit com limão; Fischer Agronegócio com maçã; Forever com limão e manga; Gênesis Importação com melão, banana, manga e melancia; Gibran com cal; Itacitrus com cal; Jaguacy Brasil com abacate; Petruz Açaí com sorvete e polpa de açaí; Andrade Sun Farms com limão, abóbora e abacate, TC Frutos com mamão, gengibre, lichia, atemóia, figo, manga, limão e maçã; Valle Food com sucos orgânicos de uvas, maçãs e tangerinas e com própolis orgânica; Vermeulen com pimenta e tomate; Xingu Fruta com açaí orgânico; a empresa de logística Fermac Cargo; a Termotécnica com embalagens / Da Colheita; e a Associação Brasileira de Produtores de Abacate (ABPA) , com abacate.