Começou hoje (6) em São Paulo, o Seminário Internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre “Esquema de frutas e hortaliças da OCDE, perspectivas e oportunidades para o comércio internacional”. O evento que vai até amanhã (7) apoiado pela Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e demais entidades do setor tem como objetivo informar o funcionamento da certificação OCDE e mostrar a importância da adesão do Brasil ao Grupo OCDE de Frutas e Hortaliças.
O Brasil passou a fazer parte recentemente do grupo da OCDE no qual já era composto por 35 países que se organizam com objetivo de estabelecer normas e diretrizes em relação ao comércio internacional.
O diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, explica que fazer parte do grupo da OCDE é uma ótima oportunidade para o país, pois com a certificação o Brasil terá mais credibilidade para conquistar novos mercados já almejados. “É importante a nossa associação apoiar estas iniciativas juntos aos demais órgãos para alavancar o país e dar visibilidade no mercado. Deslumbramos essa participação no grupo como ocasião oportuna no comércio internacional, visto que temos crescido nas exportações e o objetivo é que as nossas frutas atinjam o mercado internacional se destacando ainda mais pela qualidade que temos”, afirma Brandão.
Dentre os temas a serem discutidos no Seminário estão as ações do Brasil sob o Esquema de frutas e hortaliças da OCDE; procedimentos adotados para a importação e exportação de frutas e hortaliças frescas para a União Europeia; experiências dos países que aderiram ao Esquema de frutas e hortaliças da OCDE; e brochuras da OCDE, visão geral e utilização.
Clica aqui e veja a programação completa do evento.