Com o objetivo de auxiliar os produtores de frutas e hortaliças no cumprimento da Instrução Normativa Conjunta ANVISA/SDA-MAPA nº 02 de 07 de fevereiro de 2018, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com o Instituo CNA acaba de lançar o Agri Trace Rastreabilidade Vegetal, sistema que irá auxiliar o produtores nos procedimento para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana determinado pela INC.
A norma que teve a primeira fase iniciada no mês de agosto estabelece a obrigatoriedade em todos os produtos vegetais a identificação no próprio produto ou nos envoltórios, caixas, sacarias e demais embalagens, informações sobre o produtor, ou o seu responsável. O principal objetivo desta normativa é realizar o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos.
Ao perceber que pequenos e médios produtores teriam dificuldades em reunir as informações necessárias para o cumprimento dessa normativa, a ABRAFRUTAS junto com o ICNA se dispôs a criar este software e hoje o sistema já pode ser acessado pelo produtor rural.
Como vai funcionar o sistema?
No Agri Trace Rastreabilidade Vegetal o produtor poderá inserir seus dados pessoais, a localização da propriedade, os produtos comercializados, quantidade, numeração do lote, data de colheita, e informações do comprador, conforme exigido pela instrução normativa.
Além das informações obrigatórias, o sistema fornecerá a possibilidade de o Produtor inserir informações sobre o plantio realizado, como data de plantio, data estimada de colheita, definição do talhão plantado, localização, insumos utilizados e os tratos culturais realizados.
As etiquetas geradas pelo Sistema Agri Trace Rastreabilidade Vegetal conterão um QRCode que apontarão para um site contendo as informações do lote, e os produtores que aderirem à parceria do ICNA com a GS1, também terão o benefício de um código de barras padronizado, reconhecido nacional e internacionalmente.
Para as Cooperativas e Associações de Produtores Rurais, empresas manipuladoras e embaladoras de frutas e verduras, operadores nas CEASAs, intermediadores e empresas consumidoras de frutas e hortaliças in natura, o Sistema Agri Trace Rastreabilidade Vegetal oferece um módulo que permitirá o cadastramento dos seus fornecedores e/ou produtores cooperados/associados, onde será possível realizar a rastreabilidade dos produtos, com quase todas as características do sistema apresentado para o Produtor Rural.
A rede varejista também conta com um módulo exclusivo no Sistema Agri Trace Rastreabilidade Vegetal, que permitirá fazer todo o processo de rastreabilidade de forma digital, sem a necessidade de geração de papel, caso não seja necessário.
Em todos os módulos haverá um painel de gestão que apresentará as principais informações para cada elo na cadeia de frutas e hortaliças.
Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail: rastreabilidadevegetal@cna.org.br
Acesse o sistema clicando aqui
Com informações CNA