Futura ministra da pasta já havia dito que existia a possibilidade. Atualmente, a Secretaria da Pesca é vinculada à Presidência, e a da Agricultura Familiar, à Casa Civil.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2018/11/08/tereza-cristina.jpg)
A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou nesta terça-feira (27) que as secretarias da Pesca e da Agricultura Familiar serão incorporadas pelo Ministério da Agricultura.
No último dia 13, Tereza Cristina já havia dito que existia esta possibilidade. Nesta terça-feira, confirmou a transferência das duas secretarias.
“Nós vamos mudar muita coisa porque vamos juntar três ministérios em um. E vêm pastas importantes, Agricultura Familiar, vem Pesca, e o próprio Ministério da Agricultura, que nós vamos dar uma mexidinha nele”, declarou a futura ministra.
Atualmente, a Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca é vinculada à Presidência da República, e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, à Casa Civil.
Status de ministério
De 2009 a 2015, a pasta da Pesca teve status de ministério. Criado pelo ex-presidente Lula, o Ministério da Pesca foi transformado pela ex-presidente Dilma em uma secretaria vinculada ao Ministério da Agricultura. Depois, a secretaria foi transferida para a Presidência.
Já a pasta responsável pela agricultura familiar e pelo desenvolvimento agrário teve status de ministério até 2016, quando o presidente Michel Temer transformou em uma secretaria vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social. Hoje, as atribuições da pasta estão com a Casa Civil.
Vice-ministros
Segundo informou Tereza Cristina nesta terça-feira, o Ministério da Agricultura passará a ter vice-ministros, responsáveis por assuntos específicos da pasta.
“Isso é uma coisa que tá sendo estudada. Inclusive, o [futuro] ministro [Paulo] Guedes [Economia], como ele incorporou vários ministérios na pasta dele, ele vai ter [vice-ministro. Isso não é uma coisa só para o Mapa [Ministério da Agricultura], os outros ministérios também terão. Principalmente quando forem incorporados novos ministérios nas novas ações”, afirmou.
Assuntos Fundiários
De acordo com a assessoria de Tereza Cristina, o secretário de Assuntos Fundiários da pasta será Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista (UDR).
O nome dele chegou a circular nas apostas para assumir o Ministério da Agricultura, porém pesou a opção por Tereza em razão do apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Fonte: G1