Foto: Cláudio Capeche
Cientistas em agronomia e em mudanças climáticas que atuam no comitê científico e técnico da “Iniciativa 4 por 1000” publicaram na revista Nature um conjunto contendo oito etapas que acreditam ser necessárias para o desenvolvimento de atividades de recuperação de estoques de carbono e de aumento da fertilidade de solos.
Os apontamentos divulgados (leia aqui a íntegra do documento) foram formulados, levando em conta dados e cenários relacionados ao tema. Por exemplo, avalia-se que a quantidade de carbono no solo é mais que o dobro da quantidade de carbono encontrada nas árvores e na biomassa terrestre, assim como estima-se que cerca de um terço dos solos do mundo esteja degradado, limitando a produção agrícola e adicionando quase 500 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, uma quantidade equivalente ao carbono sequestrado por 216 bilhões de hectares de floresta.
O conjunto de oito etapas que foi publicado coincide e busca a adesão de participantes da COP 24, Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), evento que está sendo realizado até o dia 14 de dezembro em Katowice, na Polônia. A divulgação ocorre também na semana em que se comemora o Dia Mundial do Solo (05 de dezembro).
Fonte: Embrapa