A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participou nesta manhã (17), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) do Showtec 2018. A feira que conta com mais de 100 expositores oferece também aos visitantes palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento.
O diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, junto com o coordenador técnico do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro, falaram sobre a importância da rastreabilidade das frutas e hortaliças. Além disso, apresentaram o sistema de rastreabilidade vegetal criado e lançado recentemente em parceria pela duas entidades.
O “AgriTrace Rastreabilidade Vegetal” é um sistema que tem por objetivo auxiliar os produtores de frutas e hortaliças no cumprimento da Instrução Normativa Conjunta da ANVISA/DAS 02/18 que determina a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana.
Vale lembrar que a INC 02/18 já está valendo para o primeiro grupo que compõe: maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino. Entretanto, a Abrafrutas e o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) tem negociado junto ao Ministério da Agricultura (MAPA) a prorrogação do prazo para adequação dos produtores de frutas e hortaliças cumprirem as normas.
O Showtec é uma feira realizada pela Fundação MS e promovida pelo Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS) e pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). A feira acontece anualmente e traz produtos e serviços agropecuários, além de inovações tecnológicas.