Com o objetivo de apresentar a Associação e tratar das demandas prioritárias do setor de fruticultura a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) representada pelo diretor executivo e pelo gerente de projetos, Eduardo Brandão e Jorge Souza respectivamente, estiveram na manhã desta quarta-feira (16), no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), reunidos com o novo secretário de defesa agropecuária, José Guilherme Leal.
Dentre os assuntos prioritários foram apresentados à abertura de mercado chinês para o melão brasileiro, mosca das frutas, continuidade no Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF), falta de alinhamento na emissão dos fitossanitários por parte dos fiscais nos portos e aeroportos e prorrogação da Instrução Normativa 02/18 referente à rastreabilidade de frutas e hortaliças.
De acordo com Brandão a Associação se colocou à disposição para junto ao ministério dar prosseguimento aos trabalhos já existentes e nas demandas que surgirão no novo governo. Leal, na ocasião, ressaltou a importância do setor de fruticultura no contexto do agro brasileiro e afirmou dar continuidade a todos os acordos firmados na gestão passada e disse estar disposto em aprimorar os pontos pendentes para o aumento de produção e exportação de frutas.
Esteve também presente na reunião, o coordenador de produção agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Alan Malinski.