Esse cuidado com os alimentos é tão importante que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu uma resolução de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, com grande destaque para a higienização de hortifruti.
A limpeza de frutas, verduras e legumes evita que sua família entre em contato com quaisquer larvas, insetos ou parasitas, além de eliminar bactérias e outros microrganismos prejudiciais ao organismo humano.
Muitas pessoas têm dúvidas de como fazer o procedimento corretamente e, pensando nisso, elaboramos um passo a passo para cada tipo de vegetal. Confira abaixo.
A higienização de hortifruti começa no mercado
Pode parecer estranho, mas a higienização de um vegetal começa antes mesmo de se chegar em casa. Ao comprar frutas, verduras e legumes, alguns cuidados fazem toda a diferença.
- Primeiramente, verifique se o refrigerador ou congelador do estabelecimento tem um termômetro para controle da temperatura. Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante.
- Siga a ordem correta de compra dos alimentos: primeiro, os produtos não comestíveis, como utensílios e materiais de limpeza; em seguida, os alimentos não-perecíveis e depois os perecíveis (carnes e outros produtos conservados sob refrigeração).
- Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.
Quais produtos utilizar na higienização de hortifruti
Antes de passarmos para o passo a passo de cada vegetal, vale a pena destacar quais produtos você deve ter a mão para realizar a higienização de hortifruti da maneira correta. De acordo com a nutricionista Sueli Longo, CRN3 599, os produtos indicados para a higienização de hortifrúti são: água corrente, hipoclorito de sódio e papel toalha. Já o bicarbonato de sódio não é necessário. “O bicabornato contém propriedades que podem modificar o produto. Uma folha de alface, por exemplo, ao entrar em contato com o bicarbonato irá murchar.”
O vinagre também não é a melhor opção. O ácido acético não tem a capacidade de eliminar bactérias e microrganismos. Além disso, o uso de produtos de limpeza, como alvejante e detergente, por exemplo, não é o ideal. Esses artigos podem deixar resíduos químicos no alimento, caso esses não sejam bem enxaguados.
Em relação à água sanitária é importante ler o rótulo. Ela só deve ser usada se for exclusivamente composta de água sanitária. Existem também produtos específicos para esse fim.
Como higienizar frutas
A higienização de frutas é muito importante, principalmente, porque muitas pessoas as comem com casca e tudo.
Para fazer a correta higienização você deve:
- Lavar bem as mãos antes de manipular o alimento.
- Lavar a fruta em água corrente com o auxílio de uma buchinha específica para este fim. Ao utilizar o mesmo material para fazer a limpeza de frutas e outros tipos de alimento pode acontecer a contaminação cruzada.
- Deixar de molho em uma solução de água e hipoclorito de sódio por pelo menos 15 minutos. Essa solução deve ser de 200ppm (uma colher de sopa para um litro). Para produtos que têm recomendações específicas no rótulo, é sempre bom segui-las.
- Enxaguar bem.
- Secar a fruta com papel toalha. Panos de prato tendem a acumular resíduos e bactérias.
As recomendações oficiais e a legislação vigente afirmam que frutas cujas cascas não forem consumidas, não precisam ficar de molho em solução com o hipoclorito de sódio. Mas atenção, ao cortar as frutas com a casca, qualquer contaminação presente nessa área pode ser levada pela faca para o alimento. Ou seja, também é válido deixar de molho as frutas que serão descascadas.
Como higienizar verduras
No caso de verduras, o procedimento é similar, você deve:
- Lavar bem as mãos antes de manipular o alimento.
- Observar e fazer a retirada das folhas estragadas.
- Lavar folha por folha em água corrente. Dê atenção especial para as partes que estão em contato direto com o solo (talos e raízes). Essas partes, geralmente, acumulam terra e pequenos insetos.
- Deixar de molho em uma solução de água e hipoclorito de sódio por pelo menos 15 minutos. As folhas devem ser completamente submersas
- Enxaguar bem.
- Secar bem cada uma das folhas com o auxílio de centrífugas de salada.
Como higienizar legumes
Assim como as frutas, os legumes devem ser higienizados, mesmo que sejam utilizados descascados. Para esse tipo de vegetal você deve:
- Lavar bem as mãos antes de manipular o alimento.
- Lavar o alimento em água corrente com o auxílio de uma buchinha específica para este fim.
- Ficar atento e retirar todos os “machucadinhos” presentes no alimento.
- Deixar de molho em uma solução de água e hipoclorito de sódio por pelo menos 15 minutos.
- Enxaguar bem.
- Secar com papel toalha.
Quando fazer a higienização de hortifruti
Em todos os casos, independentemente do tipo de vegetal, o ideal é fazer a limpeza pouco antes do consumo ou da utilização. Contudo, nem todas as pessoas dispõem de tempo para realizar o processo várias vezes. Se esse for o seu caso, é preciso um cuidado adicional.
Quem faz a higienização do hortifruti assim que chega em casa, deve ter certeza, antes de guardar os alimentos, de que estes estão completamente secos. A umidade acelera o processo de deterioração natural das frutas e hortaliças.
Ficou com alguma dúvida sobre como fazer a higienização de hortifruti? Fale com a gente no Facebook. Assim, ajudaremos você e a sua família a terem um alimento seguro, gostoso e saudável sempre a mão.
Fonte: Hortifruti,