A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) esteve presente no 2º Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado, em Ribeirão Preto/SP, na última quinta-feira (14). O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Abacate (ABPA), instituição associada à ABRAFRUTAS.
Novos caminhos para a cultura do Abacate e do Avocado no Brasil foi o tema escolhido para debater nesta edição que teve a participação da Abrafrutas na mesa de abertura.
O presidente da ABPA, Jonas Octavio, apresentou o tema “Perspectivas do mercado de abacate e avocado no Brasil e no mundo”. De acordo com ele, o abacate brasileiro tem ganho bastante espaço no mercado internacional. “Já se tem um volume bem significativo de exportação de abacate tropicais, são cerca de 50 pares por semana, indo para a Rússia, França, Suíça, Espanha e Portugal”, explicou Octavio.
Jonas Octavio conta ainda que o evento superou as expectativas, pois foi um encontro de grande responsabilidade promovido por um setor com ampla representatividade. Apesar do abacate não ser um item com volume grande exportações, são mais de 1300 mil toneladas da fruta produzidas por ano no Brasil. “Acredito que o Brasil se torna nos próximos anos um player do abacate no mundo, principalmente do tipo avocado hass, pois já são muitos investidores, inclusive investidores de fora”, disse o presidente da ABPA.
O evento que reuniu mais de 260 participantes dentre eles produtores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área teve também a participação do prof. José Luiz Tejon, referência no agro. O próximo Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado já tem local marcado, a próxima edição será realizado na cidade de Poços de Caldas/Go.