logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Governo vai dobrar valor para seguro e equalizar juros de crédito à Selic

Em reunião da bancada ruralista, também foram apresentadas medidas para oferecer recursos a produtores endividados, entre elas um fundo de aval cruzado

planta crescendo a partir de moedas
Foto: Pixabay

O governo federal está preparando um conjunto de ações para disponibilizar crédito aos produtores rurais. As novidades foram divulgadas nesta terça-feira, dia 9, após reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Também como parte do programa, o governo deve disponibilizar até R$ 13 bilhões em equalização de juros, montante que assegura taxas próximas a Selic (taxa básica de juros da economia), algo em torno de 6,5%.

Os parlamentares também prometem uma medida provisória, nos próximos dias, para a criação de um Fundo de Aval Solidário (FAS). A ideia é regulamentar grupos de produtores rurais endividados, em que um seria avalista do outro. O processo teria participação também da indústria e do governo.

“Teremos um instrumento em grande medida para produtores fora do processo, mas que têm grande capacidade produtiva; eles podem voltar ao sistema de financiamento normal”, conta o presidente da FPA, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).

Também para agricultores e pecuaristas endividados, o Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) preparam linhas de financiamento com prazo de pagamento de 12 anos.