
Fotos: Neto Figueiredo
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) a convite do governo do Estado de Roraima esteve reunida ontem (9), com o governador Antonio Denarium e demais representantes do estado. A reunião teve como objetivo trabalhar o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura no estado de Roraima, além disso, discutiram também sobre a problemática da Mosca da Carambola na fronteira norte do país.
Segundo o governador, a vocação de Roraima está na produção de alimentos, nesse sentindo é preciso valorizar ainda mais a agricultura, em especial a familiar, é preciso ainda adquirir novas tecnologias e atrair novos investidores. “Precisamos começar a exportar as frutas produzidas aqui de maneira que o setor cresça e a fruta se torne um grande potencial para o estado de Roraima”, afirmou Denarium.

Fotos: Neto Figueredo
O presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos ressaltou a importância de mostrar ao investidor o potencial do estado na produção de frutas. Ainda segundo ele, o plano irá incentivar os produtores e fomentará as exportações e mais do que isso irá impactar o estado de maneira social e econômica. “Este é um setor que gera muitos empregos, são cerca de duas pessoas empregadas por hectares, poucos setores do agro e fora conseguem ter esse nível de empregabilidade”, explicou Barcelos.
Estiveram presentes também na reunião produtores, secretários do estado e representantes de órgãos de controle.
Ainda ontem a Abrafrutas também esteve reunida na Superintendência Federal da Agricultura de Roraima. Na ocasião os superintendentes apresentaram as ações que vem sendo desenvolvidas para o controle da Mosca da Carambola.