A Associação Brasileira dos Produtores exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) representada pelo gerente de projetos, Jorge Sousa, participou na última semana, em Bruxelas, do Fórum para o Futuro da Agricultura (FFA). O Fórum teve como objetivo estimular discussões a cerca do futuro da agricultura europeia e mundial e avaliar o que deve e o que pode ser alcançado ao longo do tempo, atribuindo peso igual a dois desafios: segurança alimentar e segurança ambiental.
Considerado um dos principais eventos de discussão sobre produção agrícola e meio ambiente da Europa, o fórum contou com a participação de mais de 2 mil pessoas e foi pautada por atividades focadas na segurança alimentar e ambiental e o tema desta edição foi “à próxima geração”.
Na abertura do evento, o presidente FFA2019 e presidente da Fundação RISE, Janez Potočnik, afirmou em seu discurso que as pessoas estão vendo a temperatura subir, a biodiversidade cair e a desigualdade aumentar, mas conscientemente, escolhem fazer muito pouco para mudar essa realidade. “Este é o modo de vida que construímos nos últimos dois séculos. Não podemos continuar. Não, se quisermos dar uma chance à próxima geração”, disse Potočnik.
Ainda segundo Potočnik, os agricultores podem ser considerados como os principais gestores de recursos naturais e eles têm papel fundamental a desempenhar para com a sociedade e os mesmos devem reconhecê-los como parceiros de mudança e, assim, apoia-los, principalmente com o fornecimento de condições sustentáveis para que os jovens assumam o papel de futuros agricultores.
Segundo o gerente de projetos da Abrafrutas, foi discutido também no fórum sobre a sucessão familiar agrícola, que segundo ele é uma preocupação mundial em prol das gerações futuras produtoras de alimentos. “A atividade econômica dentro do pilar da sustentabilidade é muito importante para que os jovens se interessem em produzir alimentos”, disse Souza.
Por ocasião do Fórum, Souza também participou de reuniões para tratar demandas sobre citros na União Europeia (UE), LMR’S dos agroquímicos e assuntos relacionados ao Brexit.