A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) celebra mais uma abertura de mercado para as frutas brasileiras. Dessa vez o abacate brasileiro está indo para a mesa dos los hermanos argentinos. As exportações de abacate que já eram esperadas pelo setor foi anunciada e comemorada via Twitter pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro que afirmou ser uma boa notícia.
As tratativas feitas pela Abrafrutas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já alguns anos para abertura desse mercado, foi formalizada e finalizada após reunião bilateral da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com representantes do governo argentino, em janeiro.
Segundo o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, a abertura do mercado argentino para o setor foi muito importante devido a grande procura do abacate brasileiro, isso por conta da saudabilidade e dos benefícios funcionais que a fruta oferece, o que certamente servirá de base para abertura de outros novos mercados importantes.
Brandão explica que o processo para a exportação de abacate para a Argentina ocorreu normalmente, pois o setor conseguiu atender todos os requisitos impostos pelas autoridades fitossanitárias do país “A questão do Mercosul certamente facilitou a tramitação do processo. Abrafrutas já solicitou oficialmente ao MAPA e já estamos também trabalhando para entrarmos no Japão e Chile e, estes, devem ser os próximos mercados a serem abertos”, disse Brandão.
O Brasil está se tornando um grande player de abacate, não somente pelo abacate tropical, mas também pelo tipo Hass, conhecido como avocado. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação dos Produtores de Abacate do Brasil (ABPA), Jonas Octavio que explica que há uma grande demanda de interesse pela produção dessa fruta. “Com esse interesse, acreditamos que vamos multiplicar a produção até 2022, em cerca de 500 mil toneladas, ou seja, 60% a mais do que produzimos hoje. A abertura do mercado Argentino foi muito importante para nós, por ser perto e, assim, conseguimos manter maiores relações comerciais com eles. Da mesma forma com o mercado Chileno que já está na mira, e é um grande mercado consumidor de abacate”, explica Octavio.
Ainda segundo o presidente da ABPA, exporta-se cerca de 10% da produção de abacate no Brasil, desses 10%, 9% são do tipo Hass. Com a abertura do mercado argentino, estima-se um crescimento de mais de 3% nas exportações. “Consideramos estes mercados bem promissores”, disse.
A primeira carga de abacate chegou à Argentina no último dia 30 e, segundo Bolsonaro, pelo twiiter a demanda do mercado argentino é de cerca de 360 toneladas por semana.