Como membro do Conselho do Agro, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) esteve presente ontem (15), na sede da CNA, na 20º reunião do conselho, para junto dos demais representantes dos diversos setores do agro, discutirem sobre crédito rural, ambiente de negócios, politicas agrícolas, licenciamento ambiental e construção de uma agenda única do Agro Brasileiro.
Esteve na reunião o secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Ângelo Mazzillo Júnior, que apresentou alguns objetivos e ações estratégicas para o desenvolvimento do ambiente de negócios para a agricultura. Nas ações, o secretário ressaltou, dentre outras, a promoção das inovações financeiras de modo a estimular a atuação das agro-fintechs, a expansão do acesso aos recursos equalizados e a revisão das leis da CPR e dos títulos do agronegócio.
Para o Mazzilo, baseado nos objetivos e ações estabelecidas pela secretária de Política Agrícola é possível desatar todos os nós e entender todos os projetos estruturantes das agendas positivas, para favorecer uma melhor condição de ambiente de negócio para o produtor. “Dentro de um regime liberal, a secretária visa daqui a alguns anos, ver o produtor rural plenamente capaz de gerir as atividades exercidas por ele e o mercado privado apto para atender as demandas do produtor”, disse o secretário.
O projeto de Lei 3729/2004 que trata sobre a Lei Geral do Licenciamento Ambiental foi outra pauta importante do encontro apresentada pelo relator do projeto na Câmara dos Deputados, deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP).
Atento as colocações do relator e ao projeto de Lei, o vice-presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, convidou o deputado Kataguiri a visitar a região do Vale do São Francisco que a mais de seis anos, prefeitura e ministério Público não chegam a um entendimento sobre a distância de ocupação das margens do rio. “Atento ao seu trabalho e as suas colocações, afirmo que o deputado está com uma matéria na mão excepcional, por isso, o convido a essa visita para ver de perto essas e outras questões”, disse Coelho.
Ao final da reunião foi discutida ainda a necessidade da elaboração de um Plano Agrícola e Pecuário plurianual.