Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Luiz Roberto Barcelos, em viagem à Ásia com a ministra Tereza Cristina, para abertura de mercado para os produtos agropecuários brasileiros, esteve ontem (9) reunido, em Tóquio, com representantes da Associação dos Produtores de Frutas do Japão e o secretário geral do Conselho de Exportação e Promoção de Frutas do país para conhecer a estrutura, trabalho e ações desenvolvidas no setor.
De acordo com Barcelos, na reunião foram apresentados dados do setor de fruticultura japonesa e curiosamente, segundo ele, as áreas de produção são bem pequenas. O tamanho médio das fazendas de frutas é de apenas um hectare, porém eles produzem muita maça, tangerina, cerejas e outros. O consumo de frutas no Japão, conforme apresentado na reunião é muito baixo, são cerca de 100 gramas diários e o líderes locais estão realizando campanhas para que aumente pelo menos para 200 gramas.
Hoje pela manhã (10), Barcelos também esteve juntamente com o vice-presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Muni Lourenço, com o diretor de Relações Internacionais, Gedeão Pereira e com a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, reunidoss também com representantes da empresa “Fruta Fruta” do Japão, compradores de açaí da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu (CAMTA). Além do açaí, eles também estão importando cupuaçu. “Percebemos os japoneses bastante confiantes com a fruticultura brasileira, principalmente do que é produzido na área norte do estado do Pará”, disse Barcelos.