A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançará na próxima semana o programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade. O objetivo do programa é promover a estruturação de sistemas produtivos baseados no uso sustentável de produtos da biodiversidade e do extrativismo.
O lançamento ocorrerá durante o primeiro dia de programação do Green Rio 2019, uma feira de negócios de empreendedores da área de produtos orgânicos e sustentáveis. A oitava edição do evento será realizada a partir da próxima quinta-feira (23) até sábado (25) na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
Sob coordenação da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, o novo programa do Governo Federal vai implementar ações de promoção e estruturação dos sistemas produtivos, visando a agregação de valor, ampliação da visibilidade e a qualificação dos produtos e processos relacionados ao extrativismo e à sociobiodiversidade, adianta o secretário Fernando Schwanke.
Outra finalidade da iniciativa será estimular o aproveitamento de fontes renováveis de energia pela agricultura familiar, tanto para o autoconsumo quanto para sistemas produtivos e geração distribuída, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a inclusão produtiva no meio rural.
Cinco projetos integram o programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade: Projeto Estruturação Produtiva das Cadeias do Extrativismo (pró-extrativismo); Projeto Ervas Medicinais, Aromáticas, Condimentares, Azeites e Chás Especiais do Brasil; Projeto Roteiros da Sociobiodiversidade; Projeto Potencialidades da Agrobiodiversidade Brasileira; e Projeto Energias Renováveis para a Agricultura Familiar.
Prêmio e parceria
Na ocasião, a ministra Tereza Cristina também participará do lançamento da 2ª Edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais, ao lado do presidente do banco, Joaquim Levy. A iniciativa busca reconhecer e valorizar atividades de salvaguarda e conservação de bens culturais e imateriais associados à agrobiodiversidade.
A premiação é fruto da parceria entre o BNDES, o Ministério da Agricultura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Também será assinada pela ministra Tereza Cristina a ratificação do Memorando de Entendimento entre o Mapa e o Instituto Julius Kühn, Centro Federal Alemão de Pesquisa de Plantas Cultivadas, para a realização de ações conjuntas, com foco em energias renováveis, segurança alimentar e promoção da agricultura sustentável em pequenas propriedades.
Debates
Na sexta-feira (24), às 15h30, será promovido pelo Ministério da Agricultura, e conduzido pelo secretário Fernando Schwanke, o Fórum de Energias Renováveis, que discutirá a transição energética no cenário da bioeconomia no Brasil e no mundo. Entre as empresas presentes estará a Siemens, que apresentará sua estratégia para promover energia renovável e desenvolvimento, como também representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Embrapa Agroenergia, da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) e da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica).
O Mapa contará com um dos estandes âncoras do evento, onde acontecerão palestras, debates, mesas redondas, lançamento de publicações e a exposição de produtos da agricultura familiar durante todo o Green Rio. No espaço, também serão realizados Encontros de Oportunidades, para aproximar empreendedores da agricultura familiar (setores dos chás alimentícios e medicinais, óleos essenciais, fitocosméticos e azeites) à iniciativa privada. O objetivo é conectar pequenos e médios agricultores com grandes investidores e possíveis compradores, visando a geração de novos negócios e oportunidades.
Green Rio
O Green Rio ocorre anualmente desde 2012 como plataforma de negócios entre expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. O evento é gratuito e deve receber neste ano mais de 3 mil visitantes e cerca de 80 expositores do Brasil e do exterior
Um dos destaques da programação neste ano é a realização do Fórum de Energias Renováveis, que discutirá a transição energética no cenário da bioeconomia no Brasil e no mundo.
O Green Rio é um dos principais eventos sobre bioeconomia no Brasil e representa para os participantes oportunidade de fazer parcerias estratégicas, conhecer produtores e empreendedores que adotam técnicas sustentáveis de produção, além de contato com especialistas brasileiros e estrangeiros.
Em sua oitava edição, o Green Rio vai reunir expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável, entre os dias 23 e 25 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A expectativa é que o evento, gratuito, receba cerca de 3 mil visitantes, que estarão em contato com mais de 80 expositores do Brasil e do exterior.
Fonte: Mapa