A ideia trazer experiências exitosas que possam serem aplicadas no Oeste baiano
A missão técnica participou do lançamento da segunda edição do núcleo de Petrolina, além de uma reunião com a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) com foco nas expectativas de abertura de mercados para o setor. “A ideia é adequar práticas exitosas em exportação da região do Vale do São Francisco à realidade do Oeste baiano”, reforça o gestor da Apex-Brasil, André Muller, que gerencia o Núcleo do PEIEX da FASB e que integrou a comitiva.
Nas últimas quatro décadas aquela região se destacou na produção de frutas no semiárido nordestino. Os produtores, além do mercado nacional, miram a exportação. No ano passado, 14% do total de uvas e 19% das mangas produzidas no local atravessaram as fronteiras brasileiras rumo à Europa, Ásia e aos Estados Unidos.
Sobre o PEIEX – O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é fruto da parceria entre a Apex-Brasil e a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). O PEIEX nasceu com o foco de capacitar pequenos, médios e grandes produtores para iniciar o processo de exportação de serviços e produtos, atrair investimentos estrangeiros e ampliar as possibilidades de internacionalização de marcas e empresas brasileiras.