
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) avança na implementação de mais um polo de fruticultura para incentivar o desenvolvimento regional no interior do Ceará, a partir da geração de emprego e renda. Nesta segunda-feira, 22, realiza-se a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo da Fruticultura – Cariri/Centro Sul, na cidade do Crato. São mais de 20 municípios envolvidos, com destaque para o cultivo de 20 frutas.
Durante o encontro, serão discutidas estratégias e ações para a estruturação da cadeia produtiva da produção de frutas na região.
Também será elaborada a carteira de projetos, e o comitê gestor do Polo será oficializado. Além de palestras e dinâmicas de planejamento, os participantes terão atividades de campo para conhecer as técnicas da fruticultura, tais como irrigação, colheita, poda, entre outros temas.
A ação contribui, também, para a melhoria da quantidade e qualidade dos produtos brasileiros, oferecendo mais condições para os agricultores atenderem as demandas dos mercados nacional e internacional.
A Rota da Fruticultura já foi implementada no Polo de Palmeira dos Índios, em Alagoas, com mais de 100 municípios e 19 frutas elencadas como prioritárias.
São parceiros da iniciativa no estado do Ceará a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), a Prefeitura Municipal do Crato e o Instituto Flor do Piqui.
Os Polos de Fruticultura fazem parte das Rotas da Integração Nacional, que são redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento.
Atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o crescimento econômico e social das regiões atendidas.
Fonte: Diário do Nordeste