A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados participou nesta quarta-feira (31) de uma reunião, realizada no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para discutir a revisão do Decreto n° 5.153, de 2004 que trata sobre a regulamentação do uso de sementes e mudas.
De acordo com o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, o decreto da forma que está posto atende a fruticultura de forma satisfatória e a Associação entende que a revisão seja feita apenas para melhorar pontos específicos, tais como os que envolve registro de cultivares.
Brandão explica que após o registro dos cultivares, quando as mesmas já estão em campo, por vezes esses cultivares, deixam de oferecer o que é proposto no ato do registro, como resistência a pragas, produtividades e etc, sendo que continuam registradas e ganhando em cima dos registros. Com isso a Abrafrutas propôs que regularmente fosse realizado uma revisão nos registros para saber se as variedades continuam atendendo ou não o que é proposto.
Abrafrutas defendeu ainda o fortalecimento das Comissões Estaduais de Sementes e Mudas para que as discussões sobre o tema possam atender as peculiaridades de cada área de produção.
Segundo Brandão a Associação irá promover uma reunião com os associados para discutirem esses pontos colocados em pauta, para que possa constar nesse novo decreto as questões de interesse do setor.
Essa foi a segunda reunião, de uma série de reuniões que acontecerão até a publicação do novo decreto. Participaram entidades, associações, instituições de pesquisa e órgãos estaduais de defesa agropecuária.