Campos experimentais mostrarão as melhores tecnologias em sementes na segunda edição da feira
As empresas multinacionais referências em tecnologias aplicadas em sementes, demonstraram interesse no trabalho desenvolvido pela prefeitura no Nova Amazônia
Que os agricultores familiares da área rural de Boa Vista estão tendo êxito no campo com o apoio da prefeitura ninguém tem dúvida. O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e assuntos Indígenas (SMAI) está permitindo o acesso desses agricultores às melhores tecnologias para que possam produzir mais e melhor.
O resultado desse processo são agricultores que antes não conseguiam produzir e agora melhoraram a renda familiar e tem excelentes perspectivas de desenvolvimento e crescimento para o futuro. E para que esta tecnologia possa chegar até os agricultores é necessário que investimentos sejam feitos e um deles com certeza é a atração de empresas que vejam o potencial produtivo do município e invistam nisso.
Pensando em mostrar todo esse potencial e os bons resultados, a SMAI preparou vários campos experimentais com 19 culturas de milho, 19 de soja e sorgo para produção de biomassa (campo experimental inédito no Brasil). O objetivo é trazer para o agricultor o que há de melhor em novidades nas cultivares (sementes).
O Diretor técnico da secretaria de agricultura Fábio Guths explicou que existem as cultivares convencionais e transgênicas (sementes melhoradas geneticamente) o que no caso do milho tem diferenças de biotecnologias no combate à largarta (praga de lavoura).
“Esses materiais posicionados no campo dentro da região de produção desses agricultores com o mesmo clima e mesma condição de solo, após ter os resultados de produção, darão uma segurança para o agricultor no momento de ele fazer o investimento para o ano seguinte na sua lavoura, uma vez que ele irá acompanhar estes materiais e poderá ter uma tomada de decisão com mais acerto” frisou.
Fábio enfatizou ainda que a ideia é sempre trazer a maior quantidade de cultivares, fazer o acompanhamento e as análises de resistência às doenças a fim de obter um banco de dados para embasar os agricultores não só do município como do estado.
Nos campos experimentais preparados para serem mostrados na AgrofestBV 2019, os materiais foram fornecidos por grandes empresas do segmento, multinacionais entre elas a Basf, Pioner, For seed, Morgan, Stein, uma empresa americana estreando no Brasil e a LG que já está há um tempo no mercado.
AgrofestBV 2019 – A festa da Agricultura Familiar acontece entre os dias 25 a 27 de julho na Associação Elifas Levi Veloso Filho, localizada no polo I, Assentamento Nova Amazônia com várias atividades entre palestras, oficinas e cursos, dias de campo, visita aos campos experimentais, bem como a AgrofestBV Run, corrida de aventura e o Agrofest Off Road para os amantes de esportes 4×4 sobre rodas, além de atrações culturais e muita diversão.