Abrafrutas recebeu na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o proprietário da Viveiro Henz, Charles Henz, com o objetivo de discutirem parcerias no desenvolvimento do setor de fruticultura no estado de Roraima.
Para o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, o Estado tem grande potencial na produção de frutas e os produtores podem contar com apoio da Associação nas questões que envolvem defesa de interesse, informações e demais necessidades do produtor para o crescimento da fruticultura no estado.
“Estamos acompanhando toda a problemática da mosca da carambola no estado de Roraima, infelizmente o Ministério da Agricultura foi obrigado a vetar a saída de frutas. Entretanto, todas as providências vêm sendo tomadas e a Abrafrutas tem acompanhado este assunto de perto junto ao Mapa. Estamos trabalhando para que esse mercado seja reaberto e o fluxo de frutas volte à normalidade”, disse Brandão.
Após ser identificado foco da mosca da carambola em Roraima, o Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vetou a saída de frutas do estado e a falta de recursos para construção de barreiras fitossanitárias, segundo Brandão, tem sido o maior entrave para que esse problema seja resolvido.
Apesar disso, Brandão ressalta que mesmo com o fechamento do mercado no estado, os tramites para a construção e lançamento do Plano de desenvolvimento da Fruticultura em Roraima, organizado pela Abrafrutas junto com o governo do estado, continuará em andamento, e o objetivo é fortalecer o setor e mostrar aos investidores que Roraima tem vantagens competitivas para investirem.