Com objetivo de promover o setor de fruticultura e tornar conhecido o estado de Roraima na produção e exportação de frutas, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) promoveu nesta terça (1) e quarta -feira (2), dias visitas feitas pelo governador de Roraima, Antônio Denarium e secretários de estados do setor agrícola a fazendas produtoras de frutas em Petrolina (PE). A visita teve como finalidade apresentar o potencial da região do Vale do São Francisco e o processo de produção das frutas, da colheita até o armazenamento para comercialização e exportação, para que sirvam de inspiração e assim desenvolva a fruticultura exportadora em Roraima.
Considerado o maior polo de produção de frutas, a Região do Vale do São Francisco Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) é referência na produção de manga e uva, por meio da fruticultura irrigada. Segundo apresentação feita pelo gerente da Valexpot, Tássio Lustoza, na manhã de ontem (2) na sede da empresa, nas regiões do Vale do São Francisco se produz mais de duas safras por ano, tem baixa incidência de doenças e grande disponibilidade de agua, são mais de 120 mil hectares de área irrigada. Os principais pontos de saída para comercialização das frutas são Fortaleza, Natal e Salvador, 89% são por vias marítimas. “É o único semiárido tropical do mundo”, afirmou Lustoza.
Labrunier foi uma das fazendas que inspirou a comitiva do governador Denarium. Com alta tecnologia de irrigação, poda e cultivo, o grupo Labrunier produz diversas variedades de uvas. São 100 variedades geneticamente cruzadas e eles têm parcerias com os principais centros de pesquisa nacionais (Embrapa) e internacionais (IFG, SNFL, Giumarra, Stargrow e Aat Hoekstra) que trabalham nos processos de produção. Segundo o diretor presidente da Labrunier, Arnaldo Eijsink, a empresa está entre os maiores produtores de frutas, em 2400 hectares emprega mais de 3 mil pessoas, sendo o segundo maior empregador da região. Com produção de 35 mil toneladas/ano exportam 50% e as frutas são negociadas para grandes redes de supermercados nacionais e internacionais.
Outra visita que deixou a comitiva do governador entusiasmada para implantarem as tecnologias de produção de frutas conhecidas na região do Vale foram nas fazendas Agrobras e Argofruta, também grandes produtores de uva e manga.
O estado de Roraima, segundo o governador Denarium tem grande potencial para entrar no cenário nacional de produção de frutas e exportação, de maneira que gere emprego, renda e desenvolvimento. Atualmente a principal fruta produzida no estado é a banana, caju, melão, manga, melancia, cupuaçu, acerola e graviola são outras culturas que poderão alavancar o setor.