A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) reuniu mais de 40 produtores exportadores de frutas no primeiro dia de uma das maiores feiras de frutas e hortaliças do mundo, a Fruit Attraction. A feira que começou hoje (22) e vai até quinta-feira (24) está sendo realizado em Madrid, Espanha.
O evento reúne mais de 1800 empresas, 90 mil participantes de 130 países, em três dias e é organizada pela Instituição de Feiras de Madrid (IFEMA) e pela Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas, Legumes, Flores e Plantas Vivas (FEPEX).
No pavilhão 8 da feira o Brasil fez bonito ao expor as frutas brasileiras, visto que as mesmas já são reconhecidas pela qualidade e pelo sabor que possuem. Com movimentação intensa de importadores durante todo o dia no estande do Brasil, o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, recebeu no período da tarde a visita do ministro da agricultura da Espanha, Luis Planas, que estava acompanhado da sua comitiva.
Na ocasião do encontro, o ministro disse que referendou por parte da Espanha a assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia e se comprometeu, caso ocorra a realização do Fruit Attraction no Brasil, se ainda estiver como ministro, ir ao evento, pois acredita que a parceria entre Brasil e Espanha no setor de Hortifruti é muito importante.
Para Barcelos a Fruit Attraction é uma das portas abertas para o crescimento das exportações. Com mais de 23% de aumento em volume nas exportações nos três trimestres do ano, Barcelos credita parte desse feito as negociações que são feitas em feiras como esta. Ele também não deixa de citar a parceria existente entre o Mapa, Apex e associação que visam dar visibilidade e crescimento ao setor de fruticultura e nas exportações de frutas, principalmente na abertura de novos mercados.
“Estamos convictos de estarmos no caminho certo, ainda mais por meio das parcerias que visam cada vez mais aumentar as exportações e assim atingirmos em breve o primeiro bilhão de dólares”, disse Barcelos.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (ABPA), Jonas Octavio, afirma que o dia foi bem produtivo onde todos puderam fazer contatos com importadores, principalmente do mercado europeu, ele acredita que o segundo dia será ainda mais movimentado. “Este é um momento muito importante para o Brasil e estar aqui em Madrid mostrando o potencial das frutas brasileiras, em especial do abacate, nos dá mais força para trabalhar pelo setor”, disse Octavio.
Segundo o presidente da ABPA o Brasil é o sexto maior produtor de abacate e em breve será um dos maiores players mundiais.
A Abrafrutas durante todo o dia promoveu o Frutas do Brasil Festival que são demonstrações culinárias que visa mostrar aos visitantes da feira que as frutas brasileiras podem ser mais bem exploradas tanto in natura como em receitas culinárias.