A Fruticultura pode ser um caminho para a geração de muito emprego e renda tanto para brasileiros como para africanos. A afirmação é de Roberto Barcelos, presidente da Abrafrutas – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados.
Em entrevista exclusiva para o repórter da ATLANTICO, Emanuel Macêdo, concedida durante o Fórum Brasil África 2019, Roberto Barcelos falou sobre as oportunidades na cooperação Sul-Sul e as similaridades entre Brasil e África, além de, claro, sobre o potencial da agricultura para o desenvolvimento econômico.
“É um potencial grande que a gente tem que explorar cada vez mais. Pensar em ter relação cultural, comercial, em todos os níveis”, afirmou, quando questionado sobre a relação do Brasil com o continente africano. “Tem muita coisa parecida, semelhante que a gente pode trabalhar para desenvolver em conjunto”, completa.
Ainda na entrevista, ele apontou a importância da utilização sustentável da água. “O nosso intuito é mostrar que o uso sustentável desse recurso natural tão importante pode servir também como desenvolvimento dessas regiões que mais precisam disso”. Durante o Fórum Brasil África 2019, que aconteceu em São Paulo nos dias 12 e 13 de novembro, Roberto Barcelos participou como painelista da sessão “Repensando o uso da água para uma prosperidade melhorada”.