A banana é um produto agrícola vital para a segurança alimentar
A banana é um produto agrícola vital para a segurança alimentar e o setor rural da América Latina e do Caribe. A região produz anualmente mais de 30 milhões de toneladas e é responsável por 80% das exportações mundiais desse item.
No entanto, existem riscos fitossanitários que ameaçam a saúde e a sustentabilidade dessa cultura, como a murcha de Fusarium causada pela raça tropical 4 (FOC R4T). Essa praga afeta as musáceas, incluindo a variedade Cavendish, uma das mais conhecidas no mercado, danificando as raízes e os caules da planta, o que pode causar perdas de rendimento de até 100%.
O R4T FOC está presente em 19 países em todo o mundo, com sérias repercussões para pequenos produtores, trabalhadores do setor e a cadeia de valor da banana em geral. Sua presença na América Latina e no Caribe foi detectada pela primeira vez no ano passado, em uma região da Colômbia.
“A raça tropical 4 é uma das pragas mais devastadoras que afetaram a banana, com capacidade de provocar uma crise socioeconômica de dimensões inestimáveis. Sua recente detecção na região constitui uma séria ameaça à produção e aos meios de subsistência de milhares de famílias que dependem dela”, disse Raixa Llauger, Oficial de Agricultura da FAO para a Mesoamérica.
“Esta doença é causada por um fungo que permanece no solo por um longo tempo, e todas as variedades de musáceas podem ser afetadas, o que pode impactar a segurança alimentar e a economia dos países da região”, acrescentou Efraín Medina, diretor Executivo da Agência Internacional Regional de Saúde Agrícola (OIRSA).
Por: AGROLINK