Pecuarista e socióloga paulista é a primeira mulher a assumir o comando da entidade

Foto: Divulgação
A Sociedade Rural Brasileira (SRB) elegeu nesta segunda-feira, 10, a pecuarista e socióloga Teresa Vendramini como nova presidente. Eleita pelo Conselho Superior, Teresa ficará à frente da entidade em mandato de três anos, até o início de 2022. Ela sucederá o atual dirigente, Marcelo Vieira, que assumiu o posto em 2017.
A empresária notabilizou-se como uma das principais referências femininas do agronegócio no Brasil. Nos três anos como diretora de Pecuária da SRB, promoveu debates, palestras e workshops para capacitação de pecuaristas em todas as regiões do País. Nesses encontros, tratou sobre o papel do produtor para o avanço do setor e o desenvolvimento de novas tecnologias, gestão dos negócios dentro de campo, negócios e sustentabilidade. “Fui até agricultores, dos mais simples aos mais tecnificados, conhecer na prática suas reinvindicações e os principais desafios”, disse. “Essa aproximação é hoje meu diferencial para ajudar no desenvolvimento do agro brasileiro”, declara a nova presidente da SRB.
Em 2018, foi homenageada na celebração de 45 anos da Embrapa pelos serviços prestados em prol da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico do agronegócio nacional. Na ocasião, foi apresentada como “representante do agro que o Brasil precisa: arrojado, ousado, bem informado e realizador”.
Agroinspiradora
No Canal Rural, Teka comandou o projeto Agroinspiradoras, uma referência de empoderamento feminino e profissionalismo no agronegócio. Ao lado de Carla de Freitas, Carmen Perez, Maria Stella Damha e Marize Porto, ela utilizou as páginas do Canal Rural para falar diretamento com e sobre as mulheres do agronegócio.
O projeto deu tão certo, que em 2019, outro grupo de mulheres formou a segunda fase do projeto, que até hoje publica semanalmente reflexões e notícias sobre o agronegócio feminino.
Teka Vendramini comandará a entidade em parceria com os vice-presidentes Pedro de Camargo Neto, Francisco de Godoy Bueno e Sérgio Bortolozzo. O Conselho também elegeu para a diretoria executiva: Bento Mineiro, Simone Tanuss, Azael Neto, Renato Diniz Junqueira, Marcelo Schunn Junqueira e Marcus Falleiros.
Fonte: Canal Rural