Fruta é típica da Mata Atlântica e foi tema de reportagem do Globo Rural no último domingo (9).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/x/w/bSlubZRFeWdGO72CbASg/cambuci-muda.jpg)
Mudas de cambuci no Mercado de Pinheiros, em São Paulo — Foto: Fábio Tito/G1
A produção do cambuci, fruto típico da Mata Atlântica, deu um salto nos últimos 10 anos na Serra do Mar, como mostrou a reportagem do Globo Rural no último domingo (9).
Desde que a Rota do Cambuci foi criada, ao menos 100 produtores se envolveram com ela de maneira comercial, plantando e colhendo sistematicamente a fruta que é usada para cachaça, geleia e em até pratos mais sofisticados.
Sementes
Mas onde encontrar sementes do cambuci? Segundo o Instituto Auá, que organiza a rota junto com 10 municípios, não é comum a semente ser comercializada.
“Ela é minúscula, do tamanho de um alpiste, de uma semente de goiaba, e o processo de germinação é bem complexo. É um ou outro agricultor que sabe, não existe pesquisa sistematizada de germinação”, explica Ana Cecília Bruni, coordenadora de comunicação do instituto.
Outro fator que dificulta o plantio por meio de sementes é que o fruto normalmente é vendido congelado, o que impede a germinação.
Mudas
É possível, no entanto, conseguir mudas. O Instituto Auá fica em Osasco, na Grande SP, e só vende as mudas para quem possa buscá-las (veja o endereço ao fim da reportagem).
Em São Paulo, eles têm um box no Mercado de Pinheiros, onde, além de mudas, são vendidos também produtos feitos com cambuci. Lá, as mudas custam de R$ 15 a R$ 25, dependendo do tamanho.
Cultivo
“O cambuci é endêmico do alto da Serra do Mar, região úmida, fria, aquele clima de alto da serra. A gente sabe que ocorre no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, nas regiões de Mata Atlântica”, diz Ana Cecília Bruni, do Instituto Auá, sobre os locais onde o fruto se desenvolveu naturalmente. “Existem indícios de que existiu também na Região Sul.”
O instituto oferece um manual online sobre o cultivo de plantas da Mata Atlântica. Ele pode ser baixado gratuitamente no site da organização. Lá existe ainda um livro de receitas com o cambuci, que também pode ser baixado de graça.
A Rota do Cambuci envolve as cidades de São Paulo, Bertioga, Caraguatatuba, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santo André e São Lourenço da Serra.

Cambuci: símbolo da Mata Atlântica também tem apelo comercial
Serviço
Box Biomas Mata Atlântica e Amazônia, no Mercado de Pinheiros
Rua Pedro Cristi, 89 – box 16 e 17, bairro Pinheiros, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3032-0875
Horários: de segunda a sábado, das 8h às 18h
Cati São Bento do Sapucaí, SP
Av. Sebastião Ferreira dos Santos, 371, bairro Pinheiro, São Bento do Sapucaí (SP)
E-mail: npmsb@cati.sp.gov.br
Telefone: (12) 3971-1306 / 3971-2046
Instituto Auá
www.institutoaua.org.br
Rua Erasmo Braga, 801, bairro Presidente Altino, Osasco (SP)
E-mail: contato@aua.org.br
Telefone: (11) 3681-4133 / 95550-7281
Quer conhecer mais referências para você resolver problemas que afetam a sua produção, e técnicas para melhorá-las? Veja o guia do Globo Rural
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/v/X/DQ7UU6Scync2dw7L7x5w/cambuci-2018-09-12-q98a4617-fabio-tito-g1.jpg)
Cambuci é fruta típica da Mata Atlântica — Foto: Fábio Tito/G1
Fonte: G1