A reunião contou com a participação da Ministra Tereza Cristina
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) realizou na tarde desta quinta-feira (2), a Assembleia Eletiva da entidade, para eleger o novo presidente e diretoria da Associação para os próximos três anos. Em virtude da pandemia e consequente limitações de trânsito e contato interpessoal, decidiu-se pela realização da eleição de forma virtual. A Assembleia teve a participação de várias autoridades, inclusive da Ministra Tereza Cristina que fez um breve pronunciamento para o setor.
Desde a fundação, o advogado e empresário, Luiz Roberto Barcelos, esteve à frente da Instituição e após seis anos, entrega a associação para o novo presidente eleito, Guilherme Coelho e equipe para darem continuidade aos trabalhos e ações em desenvolvimento.
Guilherme Coelho é engenheiro agrônomo formado na UNESP-Jaboticabal. É empresário da fruticultura no Vale do São Francisco, onde produz uva e manga que são exportadas para vários países da Europa e da América. Foi prefeito de Petrolina por dois mandatos e também Deputado Federal por Pernambuco na última legislatura, sempre defendendo a bandeira da agricultura. No Congresso Nacional, participou como membro ativo da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA).
Na Assembleia, o ex-presidente Barcelos disse se sentir orgulhoso de todas as conquistas e do amadurecimento da instituição, ressaltou também o reconhecimento que a Abrafrutas tem tido diante do governo e da imprensa, no qual se tornou referência nas questões que envolve o setor. Barcelos falou também do amadorismo que a fruticultura brasileira se encontra, mas que sabem da responsabilidade e do peso que tem no desenvolvimento do país e que a busca é constante para a expansão dos negócios.
Por sua vez, o novo presidente, Guilherme Coelho reforçou da necessidade, ainda mais pelo atual momento em que o mundo se encontra, de novos planejamentos e estratégias organizacional. Coelho convocou ainda os produtores de frutas para uma força tarefa em não deixarem faltar fruta na mesa do consumidor. “Nós estamos dentro do grupo de serviços essenciais, serviços estes que não podem parar. O agro está dando um recado a população, o Agro está dizendo: Fiquem vocês em casa que nós estamos aqui trabalhando para que não falte alimento”, disse Coelho.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve presente na reunião virtual e falou da importância da fruticultura para o país e das possibilidades de trabalharem ainda mais em prol da promoção das frutas brasileiras. “Realmente precisamos estar organizados, em uma harmonização entre setor público e privado. A Abrafrutas é o carro chefe desse setor e nós estamos aqui para ajudar, dialogar e cada vez mais avançarmos em nossa caminhada para tornar o Brasil o pomar do mundo”, afirmou a ministra que colocou o ministério a disposição para estruturar ainda mais o setor dentro do país.
O encontro contou também com uma mensagem enviada pelo Ministro do meio Ambiente, Ricardo Sales, que não pôde estar presente virtualmente, mas que parabenizou a gestão passada pelo excelente trabalho e desejou sucesso para os novos dirigentes.
Sobre Abrafrutas
Criada em 2014 a Abrafrutas tem como missão defender os interesses coletivos da fruticultura brasileira e representar o setor junto ao governo e demais entidades que tem relação com a pesquisa, produção e comercialização internacional de frutas. Entretanto, como praticamente todo exportador de frutas, comercializa também no mercado interno, a associação atualmente, atua também como representante da fruticultura brasileira em geral.
Com mais de 70 associados, ela detém mais de 80% das exportações do país. Reconhecida como articuladora do setor produtivo, durante os últimos anos a associação desenvolveu diversas parcerias com entidades como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Ministério da Agricultura, Apex-Brasil, Embrapa e outros.
Em parceria com a Apex-Brasil, desenvolveu em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto visa apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios, oportunizar abertura de novos mercados, promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas. O projeto é bianual e a renovação deste se dará com a assinatura no próximo dia 31.
Prestes a alcançar a meta de um bilhão de dólares em exportação de frutas, motivos não falta para comemorar. Em 2019, após longos anos de negociação, a associação conseguiu junto aos demais envolvidos a abertura do mercado chinês para o melão brasileiro, além do aumento das exportações nesse ano.
O diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, credita o sucesso da associação e da fruticultura brasileira na união e conscientização dos produtores na ideia do associativismo. “Eles entenderam que um somente não conseguiria fazer com que o Brasil se destacasse e juntos, aliado também a uma gestão segura e focada em estreitar o relacionamento com o governo, chegamos a esse patamar em que estamos”, afirmou Brandão.
Dentre os associados estão, além de produtores, cooperativas, associações regionais, empresas produtoras exportadoras, produtores de embalagens e traders.
Nova diretoria
Presidente: Guilherme Coelho
Vice-presidente: Waldir Promicia
Diretor Técnico: Suemi Koshiyama
Diretor de Marketing: Jonas Octávio
Diretor Institucional: Luiz Roberto Barcelos
Diretor Comercial: Antônio Zen
Diretor Internacional: Luiz Eduardo
Diretor Logística: Alexandre Duarte
Diretor Administrativo: Francisco Schio Filho
Diretor financeiro: Patrícia Nogueira