Foi publicado ontem (16) no Diário Oficial da União (DOU) aprovação do registro de um fungicida para tratamento pós-colheita de frutas a base dos princípios ativos Fludioxonil e Azoxystrobina. A aprovação veio após pedido de registro feito já alguns anos pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Segundo o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, que esteve diretamente ligado nas tratativas para aprovação desse registro, explicou que este fungicida pós-colheita é uma alternativa para o fruticultor após o banimento da molécula a base de outro ingrediente ativo, o Pocloraz, que ocorreu em 2016 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O banimento do procloraz trouxe grandes prejuízos para exportações de frutas no Brasil, com isso, solicitamos a Anvisa e ao Ministério da Agricultura, com apoio da CNA, o registro desse fungicida que se apresentou de forma eficaz e eficiente o controle dos fungos pós-colheita e dentro do possível, não com o mesmo custo benefício, a substituição do procloraz”, disse Brandão.