A Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participou hoje (30), no V Encontro de Exportadores do Vale do São Francisco. O encontro teve como objetivo discutir a promoção das exportações de frutas do Vale do São Francisco para o mercado mundial.
É importante lembrar que o Vale do São Francisco é considerado um dos maiores centros de produção de frutas do país, focado principalmente no cultivo de manga e uva.
A quinta edição deste encontro promovido pela Wilson.Sons, uma das maiores operadoras integradas de logística portuária e marítima do Brasil, foi transmitida no Youtube e teve cerca de 600 visualizações. O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, foi um dos debatedores.
O especialista em exportação comercial da Tecon-Salvador, Cléo Marian, que mediou a reunião, disse que a exportação é uma das apostas dos economistas atuais para alavancar a economia e esse investimento será muito importante, principalmente para a fruticultura.
“Para o acompanhamento dos frutos, esse investimento será extremamente importante para regular o mercado, ter um preço melhor e, assim, obter um retorno mais justo diante dos custos de produção”, disse.
O presidente da Abrafrutas e também produtor de manga e uva em Petrolina, Guilherme Coelho, falou sobre o desempenho da Abrafrutas como representante do setor e a preocupação dos produtores com a imagem do agronegócio no mercado internacional, já que muitas notícias falsas têm notoriedade, o que acaba prejudicando um setor que coopera tanto para o desenvolvimento do país.
“Estamos tomando medidas sobre essa situação. Precisamos nos comunicar melhor com o mundo exterior, precisamos ser proativos e dizer a verdade”, explicou o presidente da Abrafrutas.
Segundo Coelho, a fruticultura é o setor que mais emprega, são mais de 5 milhões de empregos diretos e o mundo precisa conhecer isso e tantos outros benefícios que esse setor proporciona.
A Abrafrutas está comprometida em abrir novos mercados para diferentes frutas. Diante da exportação de melão brasileiro para a China, Coelho revela que em breve também poderão exportar a uva para o mesmo mercado, já que as negociações já começaram e a pedido do próprio país asiático. “Estamos ativos e a próxima fruta a ser exportada para a China será a uva”, disse ele.
Em relação ao cenário pós-pandemia, a única certeza que o presidente da Associação tem é que o mundo começará a consumir mais frutas. O consumo per capita de frutas no Brasil é de 57 kg por pessoa por ano e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 140 kg. Coelho diz que a fruta é a comida mais saudável e as pessoas se conscientizam disso, que ela pode ser consumida a qualquer momento, que tem para todos os gostos, todas as cores e todos os sabores.
O encontro contou ainda com a presença do diretor-presidente da Green Keeper, Alejandro Escolar e do Gerente Comercial do Tecon Salvador, Guilherme Dutra, que anunciou a expansão do terminal de Salvador no qual proporcionará ao mercado nordestino uma nova oportunidade de execução, principalmente nos processos de exportação do Vale do São Francisco, maior dinamismo e excelência nos serviços.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas