A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) representada pelo atual presidente da Associação, Guilherme Coelho, esteve reunida pela manhã, junto com os demais membros do Conselho do Agro para debater, dentre outros assuntos, as propostas de Reforma Tributária do Executivo e do Legislativo e os impactos que trarão para o setor agropecuário.
Sobre a Reforma Tributária o Congresso Nacional e o governo estão debatendo três propostas, que são: a PEC 45/2019, da Câmara, a PEC 110/2019, do Senado, e o Projeto de Lei 3.887/2020.
O presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, defende uma reforma justa, que simplifique o sistema tributário e que não aumente a carga tributária. De acordo com Martins, a CNA tem trabalhado em ações e análises técnicas, jurídicas e econômicas para informar aos produtores, as Federações e os sindicatos e, até mesmo, os parlamentares, sobre os impactos das várias propostas que foram apresentadas sobre a reforma.
Na reunião representantes da CNA trouxeram informações sobre o andamento das reformas no Congresso Nacional, eles traçaram cenários para o setor e para a sociedade e falaram também do trabalho de esclarecimento que tem sido feito pela Confederação.
O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, disse ser muito importante este debate e reuniões para tratar sobre este assunto. Coelho pediu ao presidente da CNA que os técnicos da Confederação que estão envolvidos nessas analises pudesse repassar essas informações a todos os representantes de cada cadeia para que os mesmos possam também repassar e orientar todos os filiados, associados e demais membros que representam cada setor, para que eles também venham defender uma reforma justa e simplificada.
“Nós e outros associados por vezes não temos entendimento e a CNA está com uma equipe competente para nos capacitar e orientar acerca dessas discussões, para que todos possamos nos defender em lives, reuniões, encontros, onde estivermos para que o agro não seja prejudicado, pois este agro é que está levantando o Brasil”, finalizou Coelho.
A reunião que ocorreu hoje (18) fez parte da programação da 13ª edição da Expogenética, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento que está sendo realizado de forma online, começou dia 13 e termina no próximo dia 23 deste mês.
Com informações CNA*