Sensor ótico automatiza classificação e contagem georreferenciadas em tempo real
O FlightSensor utiliza o que há de mais moderno em inteligência artificial e análise de imagem para ajudar os agricultores no controle de insetos e manejo dos pomares de diversas espécies de frutas.
A nova tecnologia de sensor óptico permite automatizar o processo de classificação e contagem de insetos em tempo real, favorecendo tomada de decisões mais assertivas no caso de infestação e até mesmo preventivas.

Shailendra Singh e Eamonn Keogh são os co-fundadores da FarmSense, que visa ajudar os agricultores a combater as pragas.(foto – FarmSense)
Menos defensivos
O FarmSense, inclusive, pode ajudar os fruticultores a reduzir o uso de pesticidas e inseticidas, otimizando sua aplicação no espaço e no tempo.
Os dados são enviados para a “nuvem” de maneira remota e o software identifica quais insetos precisam ser monitorados, sem necessidade de armadilhas ou outros recursos.
O sistema inteligente começou como uma colaboração acadêmica, mas os cofundadores Eamonn Keogh e Shailendra Singh dizem que identificaram rapidamente os benefícios da aplicação no mundo real.
“O aprendizado de máquina (machine learning) e a inteligência artificial vem sendo usados em muitas outras áreas, como saúde e mercado financeiro, mas, surpreendentemente, ninguém estava lidando com a entomologia”, diz Keogh.
Controle via smartphone
Mark Hoddle é um entomologista de campo da University of California Riverside e um dos primeiros clientes.
“As análises permitem realmente entender o que está acontecendo em áreas específicas do pomar em tempo quase real”, disse à Future Farming.
Segundo ele, o melhor é que os dados ficam acessíveis através do telefone celular e podem ser baixados para análise, tornando fácil ter decisões rápidas.
O FarmSense Smart Pest Monitoring System é oferecido atualmente apenas a parceiros selecionados, mas estará disponível ao mercado em janeiro de 2021. (com informações da FarmSense).
Mais sobre:
AgriculturaAgricultura De PrecisãoAgtechStartupsSustentabilidadeTecnologia
Fonte: Canal Rural