A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), na pessoa do presidente, Guilherme Coelho, participou hoje (22) da palestra Clima e Sustentabilidade no campo – Cadeia de valor sustentável, promovida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A palestra faz parte da programação da semana do BNDES verde que tem por objetivo discutir temas relevantes como Finanças verdes, Amazônia, melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e infraestrutura sustentável com atores do setor, em conversas diárias, mediadas por especialistas do BNDES.
Segundo o mediador da palestra do BNDES, Raphael Stein, existe uma cobrança isolada, porém, crescente relacionada a sustentabilidade das cadeias do agronegócio. Questionado sobre essas mudanças, o secretário de Agricultura familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke afirma que a percepção global sobre a sustentabilidade do que é consumido de fato está mudando, seja por parte dos consumidores que exigem cada vez mais garantias sustentáveis dos produtos consumidos, seja por parte do mercado em geral que se organiza e se orienta pelas demandas de consumo.
Na ocasião, Schwanke contou que em janeiro deste ano, durante a semana verde na Itália, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, lançou um documento que trata das diretrizes da sustentabilidade agropecuária brasileira, no qual estabelece os conceitos fundamentais sustentáveis para este setor.
“A sustentabilidade tem toda uma abrangência conceitual que tem sido incorporada a demanda dos consumidores, tanto no mercado nacional como nas extrafronteiras do nosso país. Isso faz com que o mercado se adequa as essas novas demandas… Temos o desafio de mostrar que a agropecuária brasileira responde de forma contundente a essa demanda”, afirmou Schwanke.
O superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Alexandre Saraiva, falou sobre a falta de conhecimento que envolve as questões de desmatamento no Amazonas, afirmou existir algumas desinformações relacionado a este assunto.
“O que acontece, atualmente, é que grande parte do desmatamento existente no Amazonas são promovidas por organizações criminosas, que por razão dessa desinformação, fica em uma posição totalmente confortável, pois se passam por agricultores e a sociedade os confundem com agricultores. O madeireiro legal não é agricultor, não é criador de gado, ele só é ladrão de um bem público que é a madeira”, explicou Saraiva.
O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, também palestrante da live, disse que para exportação de frutas é necessário possuir diversas certificações internacionais, do qual inclui boas práticas sustentáveis, e para possuir essas certificações o fruticultor passa por protocolos dos mais rígidos existentes.
“As frutas que exportamos, ainda no pomar é feita análise de resíduos, quando chegam no exterior, tornam a fazer a análise e, se houver qualquer intercorrência, o contêiner é incinerado. É importante ressaltar que esses cuidados, assim como outros de responsabilidade sustentável, temos dentro do setor de fruticultura”, disse o presidente da Abrafrutas.
Coelho que também é produtor de manga e uva falou sobre as frutas que são produzidas em Petrolina (PE), localizada no semiárido Brasileiro. O bioma da região é a caatinga e Coelho explica que esse bioma é muito importante para os produtores, pois é uma região muito rica em espécies. “A fruticultura está em consonância com o meio ambiente, em especial, sobre essa região, afirmo que cuidamos bastante desse bioma”.
As lives estão sendo transmitidas ao vivo, durante toda a semana e quem quiser assistir basta acessar o canal do BNDES no youtube. Para assistir essa, basta clicar aqui.
Por: Telma Martes, Comunicação Abrafrutas