A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), representada pelo diretor internacional, Luiz Eduardo Rafaelli, esteve reunida na tarde de ontem (7), juntamente com outras associações representativas do agro, na Casa Civil de São Paulo para discutir junto aos representantes do governo, a revisão da lei 17.293/2020 que determina a partir do dia 1º de janeiro a retirada do benefício fiscal que isentava alguns produtos e insumos agrícolas no estado de São Paulo.
Na semana passada, a Abrafrutas pediu em oficio ao governador João Dória a revisão dos decretos que retira o benefício fiscal que isenta operações com verduras, frutas, hortaliças e insumos. O intuito da reunião, segundo Rafaelli, foi assegurar a manutenção da competitividade do setor agropecuário no estado de São Paulo, além da rentabilidade do produtor.
O diretor institucional da Associação, que também é produtor de limão, afirma que a fruticultura está muito ligada ao pequeno produtor, categoria que representam 86% do total em São Paulo e a cobrança desse imposto impactará no desemprego, principalmente no interior do estado. Além disso, na outra ponta aumentará o custo do produto na gôndola do mercado, pois o setor não possui margem para absorver esse custo sozinho.
Segundo o secretário executivo da Casa Civil, Antônio Carlos Rizeque Malufe, todas as informações recebidas e discutidas na reunião serão repassadas e serão dados os encaminhamentos necessários.
De acordo com Rafaelli, o secretário da agricultura do estado de São Paulo, Gustavo Junqueira já conversou em outras oportunidades com o governador João Dória sobre as questões que podem impactar ainda mais a agricultura de São Paulo, caso a lei não seja revista.
Participaram também da reunião, representante do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sincaesp) e da Associação dos Permissionários do Entreposto de São Paulo (Apesp). Esteve também na reunião em apoio aos produtores, o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) e o produtor Carlos Prado Filho.
Por: Telma Martes, Comunicação Abrafrutas