logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Quais são os diferentes tipos de melão?

Leia também as principais regiões brasileiras produtoras da fruta e tecnologias empregadas no setor

– Melão amarelo – Sua casca é lisa ou levemente enrugada, pode ter a coloração amarela, branca ou ligeiramente verde-escura. Sua polpa tem de 20 mm a 30 mm, com uma coloração que varia do branco ao verde-claro. Recomenda-se utilizar o melão amarelo em receitas de saladas ou carpaccio de frutas, cortando a fruta em fatias bem fininhas para dar crocância.

– Melão pele-de-sapo – Trata-se de um melão de casca verde, que faz parte do grupo dos ti[pos de melão amarelo (Cucumis melo var. inodorus). Com uma aparência ovalada e a casca rajada, o melão pele-de-sapo apresenta uma polpa branca e doce. Utiliza-se este melão na preparação de drinques, sorbets (sobremesa gelada à base de água e frutas), e no recheio de massas.

– Melão cantalupo – É uma variedade aromática do melão, que pode ter uma polpa bem alaranjada com aproximadamente 25 mm. Com a casca é rendada e clara, o melão cantalupo é doce e precisa ser armazenado sempre na geladeira, já que pode estragar mais rápido que os outros tipos de melão.

Aconselha-se utilizar esta variedade de melão para preparar mousses ou contrastar com carnes curadas e salgadas.

– Melão Orange – Temos aqui outra variedade de melão que faz parte do grupo do melão amarelo. A fruta é dotada de uma polpa alaranjada e doce, ao mesmo tempo em que possui uma casca lisa que fica entre a coloração bem amarelada e esbranquiçada. O melão orange pode ser utilizada em receitas de caipirinhas.

– Melão gália ou israelense – Ainda que seja considerado difícil de ser encontrado, o melão gália ou israelense foi apontado como uma dos tipos de melão mais interessantes.

Seu formato é redondo, sua polpa é esverdeada, sua casca é amarela e rendada e ele é integrante da família dos melões aromáticos (Cucumis melo var. cantalupensis), apresentando um perfume delicado. O melão gália ou israelense é utilizado no preparo de canapés com peito de peru ou salmão defumado e a doçura da variedade combina bem com os sabores desses ingredientes.

– Melão matisse – Novo no Brasil, este melão é branco por fora e por dentro e possui uma casca coberta por rajadas de coloração esverdeada. Esta variedade é apresentada como um dos tipos de melão mais doces e cai bem em receitas de saladas salgadas, sorbets e carnes defumadas.

*Na edição 24 da sua Revista da Fruta, páginas 18 a 22, você saberá onde estão as principais regiões produtoras do melão e as tecnologias empregadas na sua produção.

Fonte: Da Revista