logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Avocado: características e benefícios da fruta

Veja o que o avocado pode fazer por sua saúde
Veja o que o avocado pode fazer por sua saúde Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Variedade do abacate, o avocado faz o maior sucesso entre as pessoas que amam guacamole. Confira tudo sobre essa fruta nutritiva!

Altamente nutritivo, o avocado é uma fruta com sabor e aparência semelhantes ao abacate, porém de tamanho menor e mais magra (tem 10% a menos de calorias).

De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, , ele é rico em 11 vitaminas e 14 minerais que ajudam a manter a saúde do coração e a balancear as taxas de colesterol, além de oferecer mais uma série de benefícios para a saúde. Confira, a seguir, quais são eles!

 

Benefícios do avocado

Segundo a profissional, o avocado é recomendado para antes e depois dos exercícios físicos, pois favorece a reposição de sais minerais e potássio, que previne cãibras.

“As gorduras do avocado, chamadas de monoinsaturadas, são consideradas ácidos graxos essenciais, substâncias fundamentais para nossa saúde, e têm ação anti-inflamatória e antioxidante, que ajuda na prevenção de doenças crônicas. Além disso, atuam na proliferação da flora benéfica no intestino, e ajudam no trânsito intestinal”, explica a especialista.

E não para por aí: o fruto também auxilia na saciedade das refeições e é excelente para a manutenção das células do sistema nervoso, como os neurônios.

Renata cita estudos que mostram os benefícios do avocado para a saúde. Um deles, publicado em 2022, revelou que pessoas que consomem regularmente o fruto mantêm a prevenção cognitiva mais preservada ao longo do processo de envelhecimento.

Outras pesquisas comprovam os efeitos do consumo regular do avocado para a saúde cardiovascular. “Ele ajuda no controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol, na melhora em marcadores de inflamação. Especialistas estudaram pessoas com excesso de peso, diabetes e hipertensão arterial e verificaram que os pacientes melhoraram os parâmetros de controle com o consumo regular de avocado”, afirma a nutricionista.

A especialista ensina ainda que o avocado tem um componente extra chamado luteína, que atua, principalmente, na saúde da visão e protege as células do sistema ocular do envelhecimento precoce.

Além disso, também há evidências de que o alimento seja uma boa escolha por pessoas que busquem redução de peso corporal. “O fruto ajuda na saciedade e a reduzir a inflamação, que atrapalha o processo de emagrecimento. O consumo de uma porção de avocado ao longo de 12 semanas já demonstra benefícios em parâmetros metabólicos de pessoas com excesso de peso”, diz Renata.

Como adicionar o avocado na alimentação?

A fruta pode ser consumida no café da manhã e lanches, in natura, com mel, com aveia, com granola, picada com outras frutas ou com pasta de amendoim. Pode ser preparada como vitamina, batida com leite ou leite vegetal, e ir para o freezer, e se transformar em picolé caseiro muito nutritivo. “As torradas com avocado são um sucesso, além de fáceis de preparar e lindas”, lembra a nutricionista.

Nas refeições principais (almoço e jantar), Renata afirma que o avocado pode ir à mesa na forma de guacamole, compondo saladas, e no preparo de molhos para temperos de saladas e carnes.

Fonte: TERRA