logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Saiba mais sobre a Banana

A banana é uma fruta tropical que tem uma casca amarela e uma polpa doce e macia. A banana é rica em potássio, fibras e vitaminas. A banana pode ser consumida crua, cozida, assada ou usada em receitas de bolos, tortas, sorvetes e outras sobremesas.

De onde surgiu a Banana?

A banana é originária do sudeste da Ásia, onde existem registros de seu cultivo desde 5000 a.C. Os primeiros europeus a conhecerem a banana foram os portugueses, que a encontraram na África Ocidental no século XV. Eles levaram a fruta para as ilhas atlânticas, como Madeira e Canárias, e depois para o Brasil e o Caribe.

A banana que conhecemos hoje é resultado de vários cruzamentos entre diferentes espécies de bananeiras. A mais comum é a Cavendish, que representa cerca de 50% da produção mundial. Essa variedade é resistente a pragas e doenças, mas tem pouca diversidade genética. Isso significa que ela pode ser vulnerável a novas ameaças no futuro.

Hoje, a banana é produzida e consumida em mais de 130 países, sendo a Índia o maior produtor e o Equador o maior exportador.

Dados Estatísticos

Confira alguns dados estatísticos sobre a fruta da Banana. As fontes estão no rodapé dos dados.

Comparativo da exportação

Período: Ano 2021 - 2022

Loading..........

The Data is Not Available

Comparativo da exportação

Período: Ano 2021 - 2022

No Data Found

Curiosidades

Você sabe tudo sobre a Banana? Se não, confira algumas curiosidades bem interessantes sobre essa fruta.

A banana é originária do sudeste da Ásia, mas hoje é cultivada em mais de 100 países, sendo o Brasil o quarto maior produtor mundial.

A banana é rica em potássio, magnésio, fibras, vitaminas e antioxidantes, e pode ajudar a prevenir câimbras, anemia, depressão e hipertensão.

A banana tem mais de mil variedades, com diferentes cores, tamanhos, sabores e formas. As mais conhecidas são a nanica, a prata, a maçã e a ouro.

A banana pode ser consumida de diversas formas: in natura, cozida, frita, assada, desidratada, caramelizada, em bolos, tortas, sorvetes, doces e até vinho e cerveja.

A banana tem um pH alcalino e pode aliviar a azia e a gastrite. Além disso, ela tem um efeito laxante e pode ajudar a regular o intestino.

A banana tem um hormônio chamado etileno, que acelera o amadurecimento das outras frutas. Por isso, é bom guardar as bananas separadas.

A banana é a fruta mais consumida no mundo, com cerca de 100 bilhões de unidades por ano, o que significa uma média de 13,1 bananas para cada pessoa no planeta.

A banana tem uma casca que pode ser aproveitada de várias formas: como adubo orgânico, como máscara facial hidratante, e como calmante para picadas de insetos.