logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Tangerina pode ser combustível para a prática de esportes; conheça os benefícios da fruta

Nutricionista indica como usar o alimento cítrico para potencializar os treinos e a saúde do corpo

Tangerina
Tangerina

Foto: Shutterstock / Sport Life

Tangerinas – ou mexericas – são frutas cítricas deliciosas, práticas e muito populares no Brasil. Por terem uma casca que pode ser retirada com as mãos e gomos facilmente destacáveis, ela é uma opção rápida e simples para se consumir em, praticamente, qualquer lugar. Uma fruta que, acima de tudo, reforça a ideia de que para fazer dieta não é preciso sofrer nem abdicar de prazeres alimentares.

Segundo Adriana Stavro, nutricionista funcional pelo Centro Universitário São Camilo, as tangerinas “são fonte de minerais, fibras, fito químicos bioativos, como alcaloides e carotenoides e são excelente fonte de vitamina C, um nutriente que fortalece o sistema imunológico”.

Para a especialista, outros nutrientes presentes na composição das tangerinas também podem ajudar a impulsionar a realização de exercícios. “Para as pessoas que praticam musculação, a tangerina pode ser uma ótima opção a ser incluída no cardápio, exatamente para ajudar no fortalecimento muscular”, revela.

Tangerinas fortalecem o sistema imune

Mas os benefícios da mexerica não param por aí. Como ela é muito rica em vitamina C, o consumo regular da fruta também pode fortalecer o sistema imunológico e evitar o aparecimento de doenças contagiosas. “Essa vitamina ainda ajuda a elevar a absorção do ferro no processo digestivo, o que auxilia na prevenção de anemia”, afirma Maureen.

Já a nutricionista Stavro, ressalta que apresentar níveis baixos do nutriente pode ser perigoso para o bem-estar geral do organismo. “A deficiência de vitamina C resulta em imunidade prejudicada e maior suscetibilidade a infecções”, conta. Por isso é importante ingerir alimentos como a mexerica, que conta com uma alta concentração da substância.

Efeito antioxidante previne doenças e desacelera o envelhecimento

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que as tangerinas também possuem ação antioxidante, função essencial para o bom funcionamento do corpo. “A vitamina C suporta a função de barreira epitelial contra patógenos e promove a atividade de eliminação de oxidantes da pele, protegendo potencialmente o estresse oxidativo ambiental”, revela Stavro.

Diminuir ou evitar a oxidação das células do organismo contribui para diminuir os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista, propriedades antioxidantes também retardam o aparecimento de rugas e deixam a pele com um aspecto mais jovem e saudável.

Fonte: Alto Astral