logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Abrafrutas busca soluções nas emissões de PTV junto a ADAB

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) esteve reunida ontem (13) com o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Mauricio Bacelar, para discutir e encaminhar soluções sobre as dificuldades dos produtores nos processos de emissão na Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

O PTV é um documento emitido para acompanhar o trânsito de partida de vegetais de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal. Sendo este, segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), essencial para a emissão do documento fitossanitário., havendo impedimentos para exportação caso não tenham este documento.

Dentre as reclamações dos produtores está a lentidão do sistema na emissão dos documentos e a falta de funcionários nos finais de semana e feriados para emissão do PTV, o que prejudica os embarques das frutas para exportações que ocorrem normalmente nas segundas-feiras.

“Estamos vivenciando uma entressafra intensa, não paramos de produzir. Estamos exportando este ano muito mais comparados ao mesmo período de 2020, o que é bastante positivo diante deste cenário de pandemia. Porém, ficamos tementes a estes entraves que estamos tendo nas emissões dos PTV’s, precisamos minimizar essas burocracias”, pontuou a produtora exportadora da Gold Fruit, Cláudia Medeiros.

Para melhorar o trabalho e desembaraçar os entraves expostos,  Bacelar disse que voltará com as emissões de PTV aos sábados, a partir do dia 17 desse mês “Muito mais difícil do que transportar é produzir e o setor consegue fazer isso com muita eficiência, não seremos nós da ADAB, com as burocracias existentes, que vamos dificultar esse belo trabalho que o setor produtivo realiza”, afirmou o diretor Mauricio Bacelar na reunião.

Além dos atendimentos aos sábados, ficou acordado também que nos feriados prolongados a Abrafrutas irá informar com antecedência por meio de ofício a ADAB, para que eles possam organizar uma escala no atendimento e emissão dos documentos. Visando desburocratizar ainda mais este serviço de forma a atender as necessidades dos produtores, tanto os exportadores quanto aqueles que atuam no mercado nacional, serão realizadas outras reuniões no intuito de promoverem ações mais duradoras e efetivas.

Participaram da reunião o diretor geral da ADAB, Dr. Mauricio Barcelar e o Gerente da área vegetal da ADAB, Dr. Celso Duarte, além do Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, equipe técnica e produtores associados.

 

Por: Telma Martes, Comunicação Abrafrutas