
Presidente eleito para o próximo mandato da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Waldyr Promicia, assume a presidência da Câmara Setorial da fruticultura do Ministério da Agricultura e reforça o protagonismo da entidade e o diálogo do setor com o Governo Federal.
Vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), as Câmaras Setoriais são um dos principais fóruns de articulação das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e o Governo Federal. As Câmaras reúnem representantes da produção, exportação, indústria, pesquisa e órgãos governamentais para debater, dentre diversos assuntos, políticas públicas, abertura de mercados, defesa fitossanitária, inovação, sustentabilidade e competitividade das cadeias produtivas.
A eleição de Waldyr Promicia ocorre em um momento estratégico para a fruticultura brasileira. De janeiro a dezembro de 2025, as exportações do setor somaram US$ 1,45 bilhão, com crescimento de 12% em valor e 19,6% em volume em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse desempenho está alinhado às diretrizes de sustentabilidade, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental que pautam o setor e reforça o compromisso com as agendas de ESG, redução de impactos ambientais, uso eficiente de recursos naturais e promoção de cadeias produtivas mais resilientes.
Em um cenário global marcado por debates sobre segurança alimentar, sustentabilidade e estabilidade de cadeias de suprimento, temas amplamente discutidos em fóruns multilaterais, a fruticultura brasileira se posiciona como parte da solução, oferecendo produção competitiva, sustentável e capaz de atender às exigências internacionais.
Para Waldyr Promicia, a nova função representa um compromisso com a construção de políticas estruturantes para o setor.
“A Câmara Setorial é um espaço estratégico para fortalecer o diálogo institucional e construir soluções que ampliem a competitividade da fruticultura brasileira. Precisamos avançar em temas como acesso a mercados, segurança jurídica e inovação. O Brasil já é referência mundial na produção de frutas e o nosso objetivo é avançar para nos consolidarmos também como referência em exportação”, destacou.
Promicia ressalta ainda que a presença da Abrafrutas e do setor em instâncias estratégicas reforça o protagonismo da fruticultura brasileira no cenário nacional e internacional. A entidade tem como missão atuar institucionalmente, sob a liderança da nova diretoria, irá reforçar as ações na defesa dos interesses dos produtores e exportadores de frutas do Brasil.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas



