O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Eduardo Brandão, participou na tarde desta sexta-feira, dia 24, como painelista no “Encontro Nacional do Agro” e no “5º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros”, promovidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
O evento que ocorre desde o dia 23 e vai até o dia 28 de novembro, visa reunir adidos agrícolas para discutir temas técnicos relacionados a barreiras comerciais, acesso a mercados, promoção comercial, sustentabilidade, imagem e oportunidades para o agronegócio brasileiro.
A participação de Eduardo Brandão foi destaque no painel “GRÃOS, FIBRAS & FRUTAS”, onde foram discutidos os resultados das exportações e estratégias para o ano de 2024. Brandão discorreu sobre o crescimento das exportações de frutas no acumulado de janeiro a setembro, de 7% em valor e 5% em volume e diversificação de mercados. Ressaltou ainda a importância da fruticultura nacional frente a geração de empregos.
“Apesar de sermos um setor pequeno em relação aos demais, é um setor que gera um grande impacto econômico social, devido a geração de empregos, sobretudo, nos lugares que mais precisam, que são no semiárido brasileiro”, disse o diretor da Associação.
Participaram também deste painel a diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sra. Suemi Mori Andrade; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Sr. Alexandre Schenkel; e a diretora Executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz, Sra. Andessa Silva.
Nos dias 25 e 26, os adidos agrícolas participarão de capacitações oferecidas pela secretaria-executiva do Mapa. Posteriormente, nos dias 27 e 28, todos os participantes estarão envolvidos em ciclos de palestras com especialistas, abordando temas relevantes do agronegócio. O evento contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do Secretário da SRI do Mapa, Roberto Perosa e outras autoridades e representantes de entidades setoriais.