
Com atuação intensa e estratégica na Fruit Logistica, maior feira global do setor de frutas frescas, a Abrafrutas, por meio do projeto Frutas do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), reforçou o protagonismo da fruticultura nacional no comércio internacional. A participação se reflete em números históricos: as exportações brasileiras de frutas alcançaram recorde em 2025, com crescimento de 12% em valor, quase US$ 1,5 bilhão a mais em receitas e alta de 19,6% em volume.
Ao longo dos três dias de evento, a Abrafrutas atuou de forma estratégica na articulação institucional, promoção comercial e apoio direto aos produtores e exportadores brasileiros, acompanhando rodadas de negócios, reuniões com compradores internacionais, encontros com autoridades, entidades do setor e parceiros estratégicos. A presença brasileira chamou atenção pela diversidade de frutas, profissionalização do setor e compromisso com sustentabilidade, rastreabilidade e segurança alimentar.
A Fruit Logistica é considerada uma vitrine global para o comércio internacional de frutas e legumes e tem papel fundamental na abertura de mercados e consolidação de parcerias. Este ano, o evento reuniu mais de 2,5 mil expositores e cerca de 90 mil visitantes.
Para o gerente técnico da Abrafrutas, Jorge de Souza, a FRUIT LOGISTICA serve como uma plataforma estratégica para fortalecer a presença global dos produtores brasileiros, estabelecer novas parcerias e ampliar oportunidades de negócios. Segundo a entidade, a expectativa é que os negócios gerados durante a feira resultem em cerca de US$ 600 milhões em oportunidades comerciais.
“A Fruit Logistica é um espaço estratégico para mostrar a evolução da fruticultura brasileira. Tivemos uma atuação intensa nesses três dias, com agendas técnicas e comerciais que reforçam a confiança do mercado internacional no Brasil. Os números recordes das exportações comprovam as ações voltadas para a promoção da fruticultura brasileira está dando certo”, disse Jorge de Souza.
Os produtores também destacaram a importância da feira para geração de negócios e fortalecimento de relacionamentos comerciais. Para o Gerente Geral da CMR Brasil, Max Aquino, a presença no evento amplia horizontes.
“A Fruit Logistica é essencial para entender tendências, acessar novos compradores e consolidar mercados. Saímos daqui com contatos qualificados e perspectivas muito positivas para os próximos meses” afirmou Aquino.
Como destaque especial da participação brasileira na Fruit Logistica, a Abrafrutas teve presença ativa também na programação oficial do evento. No segundo dia da feira, o gerente técnico da entidade, Jorge de Souza, participou como palestrante, contribuindo com reflexões técnicas sobre a fruticultura brasileira, sustentabilidade, exigências fitossanitárias e competitividade no mercado internacional. Encerrando a atuação da entidade em Berlim, a diretora de ESG da Abrafrutas, Priscilla Nasrallah, integrou o painel Global Women Fresh – “From Pipeline to Power”, reforçando o compromisso do setor com a agenda ESG, a liderança feminina e o desenvolvimento sustentável do agronegócio.
As participações consolidaram a presença institucional da Abrafrutas na feira, unindo promoção comercial, conteúdo técnico e posicionamento estratégico do Brasil como fornecedor global responsável e competitivo.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; e aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados


