Quando falamos em frutas cítricas, é comum a laranja e o limão virem à mente. Mas você sabe exatamente o que faz uma fruta ser classificada nessa categoria?
A palavra cítrica está relacionada às plantas que fazem parte do gênero Citrus. As frutas dessas plantas possuem altas concentrações de ácido ascórbico e vitamina C. Esse ácido, inclusive, é o responsável pelo sabor ácido das frutas.
Neste texto você vai verá:
- Os benefícios das frutas cítricas;
- Quantidade diária recomendada de vitamina C
- 5 frutas cítricas muito conhecidas;
- Uma fruta cítrica que é uma surpresa.
Benefícios das frutas cítricas
Não podemos ignorar a alta concentração de vitamina C presente nessas frutas. A vitamina C é um poderoso antioxidante e, por isso, ajuda no combate os radicais livres. Dessa forma, é possível dizer que a ingestão de vitamina C, quando obedece à recomendação diária, contribui para diminuir o risco de incidência de diversas doenças.
Mas isso não é tudo. O nutriente é fundamental para a produção e a manutenção de colágeno pelo organismo. O colágeno é uma proteína de rápida absorção que contribui para:
- a elasticidade e resistência da pele,
- a saúde das unhas e cabelos
- constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo — como ossos, músculos, tendões e articulações
O efeito do colágeno na pele é tão poderoso que já é possível encontrar cremes hidratantes que contêm Vitamina C. Nesse caso, o uso da vitamina é tópico.
Por fim, a vitamina C aumenta a biodisponibilidade de ferro, principalmente aquele de origem vegetal, no organismo. Sendo importante no combate a anemia.
E ATENÇÃO: A vitamina c é facilmente oxidada, especialmente se exposta à luz e ao calor. Por isso, o ideal é consumir a fruta sem passar por processamento e logo após picar ou descascar.
Quantidade diária recomendada de vitamina C
Os cálculos para definir a recomendação diária de ingestão de vitamina C começaram a surgir quando se comprovou que a falta do nutriente aumentava o risco de desenvolvimento de escorbuto. Essa doença, que causa hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções, era muito associada aos marinheiros que passavam longos períodos no mar, sem acesso a vegetais e outros produtos frescos.
Para evitar esses e outros males decorrentes da deficiência de vitamina C, veja as recomendações do oficiais do Institut of Medice (DRI, 2005) para crianças, mulheres e homens.
Confira a tabela ao lado.
Apesar de ser considerada pela cultura popular um excelente nutriente para o combate de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, por exemplo, não existem conclusão e recomendação científicas desse efeito.
5 frutas cítricas famosas
A vitamina C é a responsável pelo sabor ácido dos alimentos. Contudo, dependendo do estágio de maturação, a quantidade de açúcar presente no fruto influência no sabor doce/ácido. Assim, muitas pessoas pensam que frutas cítricas são aquelas ácidas, mas isso não é verdade. Confira algumas opções:
Laranja
Se tivéssemos que eleger a mais famosa das frutas cítricas, com certeza escolheríamos a laranja. Com diversas variedades, a laranja baía se destaca em relação à vitamina C. São 56,9 miligramas/100 gramas. Considerando que uma unidade da fruta pesa cerca de 180 gramas, basta comer uma laranja por dia para bater a recomendação diária (seriam ingeridos 102,4 miligramas)
Limão
O limão também é muito conhecido por ser uma fruta cítrica. Versátil pode ser utilizado em bebidas, doces e até mesmo para temperar pratos. A variedade tahiti possui 38,2 miligramas/100 gramas.
Mexerica
A mexerica é uma espécie específica da tangerina. Ou seja, não é exatamente a mesma coisa. Deliciosa e suculenta, essa fruta tem quantidades expressivas de Vitamina C. São 112 miligramas/100 gramas. Assim, comendo uma mexerica inteira (cerca de 135 gramas) você já ingere a quantidade recomendada do nutriente (seriam ingeridos 151,2 miligramas).
Abacaxi
O abacaxi é uma das frutas que podem ser bem mais ácidas se não estiverem maduras. Em relação à quantidade de vitamina C, possui 34,6 miligramas/100 gramas. Considerando uma fatia, são 26 miligramas. Ou seja, você precisa comer cerca de quatro fatias para atingir a recomendação diária.
Acerola
Pequena no tamanho, mas gigante no sabor e na concentração de vitamina C. Possui impressionantes 941,4 miligramas/100 gramas. Só de comer uma única unidade da fruta (10 gramas), você já bate a recomendação diária (94,1 miligramas de vitamina C).
Fruta cítrica surpreendente
Caju
Muita gente não acredita, mas o caju também é considerado uma fruta cítrica. A quantidade de vitamina C é bastante significativa. Cada 100 gramas da fruta contam com 219,3 miligramas de vitamina C. Isso quer dizer que ao consumir uma unidade de caju (cerca de 90 gramas), você consome mais do que o dobro da recomendação diária de vitamina C (seriam ingeridos 197,4 miligramas).
Fonte: Hortifruti,