logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Argentina volta a exportar citrus para UE

Quatro em cada dez frutas que a Argentina exporta são cítricas

A União Européia reabriu seu mercado de frutas cítricas argentinas. A reabertura entra em vigor a partir de 1º de maio. “Esta é uma boa notícia para o país graças ao trabalho dos produtores, das províncias, do Senasa e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação e Relações Exteriores”, disse Carlos Paz, presidente da entidade de saúde .

O responsável acrescentou que “no âmbito das ações de recuperação deste mercado, a Senasa desempenhou um papel fundamental, pois reforçou as medidas de controle no campo e na embalagem e aumentou o efetivo das suas equipes regionais para reforçar e melhorar a fiscalização dos citrus para exportação para a UE, o que impulsionará as nossas economias regionais”, destacou Paz.

Quatro em cada dez frutas que a Argentina exporta são cítricas, sendo a União Europeia um dos principais destinos, onde foram exportadas em média 200 mil toneladas nos últimos cinco anos .

Durante a campanha do ano passado, a UE havia suspendido as importações de cítricos da Argentina após uma série de notificações devido à detecção da praga Mancha Negra. Esta situação exigiu a revisão e intensificação das medidas implementadas no âmbito do programa de trabalho para as exportações para este destino, tarefa que se desenvolveu num amplo esforço conjunto entre os sectores público e privado. Por isso, em fevereiro deste ano, a UE realizou uma auditoria ao Programa de Exportação de Frutas Frescas de Cítricos com o objetivo de verificar a implementação das medidas corretivas necessárias para a exportação de laranjas e limões durante a campanha de 2021.

As medidas e condições para a reentrada de cítricos na UE incluem ações adicionais que devem ser realizadas tanto pelos diferentes atores do setor privado da cadeia citrícola como pelo setor público. Essas ações incluem: obrigatoriedade de aplicação em campo de tratamentos fitossanitários contra a Mancha Preta; verificação oficial da aplicação desses tratamentos; análise laboratorial da fruta amostrada tanto no campo quanto na embalagem quando forem detectados sintomas suspeitos da doença; Comunicação oficial à UE das listas de unidades produtivas e nomes das empresas responsáveis ??pelas unidades, bem como atualizações dessas listas.

Fonte: Agrolink