Em preparação ao XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), representada pelo presidente, Guilherme Coelho, participou nesta terça-feira (29), do Webinar: Saúde Vegetal na Fruticultura organizado pela UPL em parceria com a Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).
Dentre os assuntos, foram abordados o mercado nacional e internacional de frutas, reputação do setor no exterior, associativismo e cooperativismo, alimento seguro, tecnologia e sustentabilidade, boas práticas agrícolas, certificação, rastreabilidade e outros.
“Este webinar veio a calhar com o ano internacional das frutas e legumes intitulados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sendo um ano comemorativo para todos os envolvidos nestes setores”, afirmou o presidente da Comissão Organizadora do encontro e participante do webinar, Henrique Belmonte Petry.
O webinar contou com a participação de diversas personalidades ligadas ao agro, dentre elas, o professor José Luiz Tejon que afirmou que o agronegócio do Brasil será do tamanho do desfrute da fruticultura.
Tejon apresentou uma pesquisa realizada em 27 países que configurou a confiança como o pilar do que irá separar as organizações, marcas e países que estarão firmes no futuro, daqueles que ficarão no passado. Ainda segundo a pesquisa, Tejon disse que cresce a credibilidade dos presidentes das empresas e das instituições e cai a credibilidade nas governanças, pois estes estão focados na sustentabilidade e procuram agir antes de falar.
Na oportunidade, Tejon reforçou a necessidade da união. Segundo ele, é preciso estar próximos dos diversos agentes que envolve o setor, como associações, ciência, produtores agroindustriais, supermercados e etc.“A união é a principal estratégia de marketing para aumentar os negócios brasileiros agroindustriais, de agribusiness no mundo inteiro” disse.
O diretor e Presidente da Coopercitrus, Fernando Degobbi, relembrou o surgimento da agricultura e o momento de cada período de evolução até marca da agricultura 4.0, muito conhecida pela agricultura de precisão, que está ligada principalmente ao uso de máquinas e tecnologias, no qual permite o produtor rural controlar a lavoura por meio de informações referentes a área plantada. Porém, para Degobbi o agro já está alcançando a agricultura 5.0 com alta precisão e conexão com internet, com maior produtividade e, dentre todos os pontos positivos desse novo estágio, a sustentabilidade como ingrediente de destaque. “Toda essa tecnologia e possibilidades tornarão a produção mais sustentável, produzir mais com menos”, afirmou.
Ao final da live que também teve a participação do gerente de marketing cultivos da UPL, Davi Rinaldo e o diretor executivo da PariPaassu, Giampaolo Buso, o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, mostrou em números a potencialidade da produção e exportação de frutas mesmo diante da grande crise mundial de saúde. Segundo ele, as exportações cresceram 6% em volume comparados a 2019 e 3% em valor. Para o presidente da associação, o mundo acordou e, diante dessa crise, estão se alimentando de maneira mais saudável.
Outro ponto também discutido entre os palestrantes e reforçado por Coelho foi sobre a certificação. Ele afirmou que toda empresa exportadora de frutas é certificada e auditada por empresas internacionais. “Nós temos certificações muito rigorosas, e é muito importante que as pessoas que se alimentam de nossas frutas saibam disso”, afirmou o presidente.
O webinar que foi transmitido às 19h, no canal da SBF no Youtube na última terça-feira (29) está salva e poderá ser vista a qualquer momento.