A reunião contará com a presença do Secretário Nacional de Defesa Agropecuária e do Diretor de Sanidade Vegetal do Mapa
O Controle e erradicação da mosca das frutas em todo o território brasileiro, em especial, na região do Vale do São Francisco, é uma das frentes de trabalho da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) que tem promovido ações que garantam a segurança das atividades agropecuárias. Em meio a essas ações, a ABRAFRUTAS promove amanhã (4), às 16h, no Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro (BA), uma reunião com lideranças afim de discutir o problema e construir entre público e privado, uma agenda positiva sobre o tema.
A reunião contará com a presença do Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal e do Diretor de Sanidade Vegetal do MAPA, Carlos Goulart que na ocasião, junto a ABRAFRUTAS, farão uma visita ao projeto Mandacaru – áreas monitoradas com subsídio aos pequenos produtores através do convênio SEBRAE-TEC e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com apoio da ABRAFRUTAS e MOSCAMED-BRASIL.
A mosca-das-frutas é uma praga que causa grandes prejuízos à fruticultura e atinge muitas plantações. Segundo especialistas, ações simples, como por exemplo, no caso da manga não deixar apodrecer na terra e a realização de controle populacional por meio de armadilhas são ações que ajudam no controle da mosca.
Um dos requisitos para ingressar em alguns mercados importadores é o reconhecimento da Área Livre da Mosca das Frutas (ALP). O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com produção anual em torno de 40 milhões de toneladas, sendo que somente cerca de 3% dessa produção é exportada.
As exportações de frutas renderam nesse primeiro semestre de 2021, cerca de US$ 440,1 milhões, 40% a mais que em 2020, a maior parte delas cultivadas no Vale do São Francisco, um dos principais polos de produção de frutas do país.
Aviso à imprensa: Após a reunião, o Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal e o Diretor de Sanidade Vegetal do MAPA, Carlos Goulart estarão disponíveis para entrevistas.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas